ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL – UFRJ
A Escola de Serviço Social insere-se no âmbito do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O Curso de Graduação de Serviço Social foi criado em dezembro de 1936, integrado à Escola Ana Nery pela Lei nº 452 de 05 de julho de 1937 e reconhecido pelo Decreto Lei nº 53 de 18/11/66. Através do Decreto nº 60.455-A de 13 de março de 1967, é criada a Escola de Serviço Social ganha autonomia dispondo de uma estrutura administrativa e física própria.
A Escola de Serviço Social, em sua trajetória histórica, vem assumindo uma posição de liderança no cenário nacional e internacional a partir do seu investimento em pesquisa e produção acadêmica, contribuindo com a formação e ampliação da massa crítica no interior da profissão e com diversos setores da sociedade.
Do ponto de vista acadêmico-administrativo, a Escola em conformidade com a legislação vigente funciona pelo principio da Gestão Democrática tendo seu órgão de deliberação máxima a Congregação composta por representantes do corpo docente, técnico-administrativo e estudantes e das chefias de Departamento.
Para as funções de coordenação e execução a comunidade acadêmica escolhe de quatro em quatro anos uma Direção que é composta pelo(a) Diretor(a) e Vice-Diretor(a), pela Coordenação de Curso de Graduação (Curso Diurno, Curso Noturno e Convênio), Coordenação de Curso de Pós-Graduação(Stricto Sensu e Lato Sensu), Coordenação de Curso de Extensão e Coordenação de Estágio.
Os Departamentos são os órgãos responsáveis pelas atividades acadêmicas e a ESS têm 3 (três) Departamentos: Fundamentos, Métodos e Técnicas e Política Social.