Missão Institucional

A ESS/UFRJ tem como missão institucional a formação acadêmico-profissional no âmbito da graduação, da extensão e da pós-graduação em Serviço Social. Esta formação encontra-se em consonância com as Diretrizes Curriculares elaboradas com a participação do conjunto da categoria de assistentes sociais, das unidades de ensino, conduzido pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, em 1996, e com o projeto ético-político do Serviço Social.

Esta formação significa a promoção e disseminação do conhecimento humanista, através do ensino, da pesquisa e da extensão, dentro de um ambiente de livre debate das ideias, formando profissionais comprometidos com a qualidade do serviço que presta e com o aprimoramento intelectual na perspectiva da competência profissional, com um perfil que se constitua no entrecruzamento de criticidade, competência e compromisso sóciocêntrico.

O pressuposto central das diretrizes é a permanente construção de conteúdos - teórico-éticopolíticos-culturais, para a intervenção profissional nos processos sociais, e que atue nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para o seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania. Além dos princípios norteadores que regem o conjunto de textos legais de referência profissional, há ainda como princípios a defesa da universidade pública, gratuita, laica e socialmente referenciada; defesa da unidade indissociável entre ensino, pesquisa e extensão no processo de reflexão teórico-crítica da realidade no âmbito da formação profissional; articulação entre graduação, extensão e pós-graduação nos processos político-pedagógicos da ESS; defesa da autonomia universitária como fundamento de construção das políticas acadêmicas, pela defesa dos direitos humanos e sociais; diálogo com a sociedade civil organizada e compromisso com os movimentos sociais; gestão democrática buscando a participação de todos os atores institucionais; e transparência na gestão dos recursos públicos.