Manifestação da Direção da ESS/UFRJ - 18/03/2020
Nota ESS 16 mar 2020
Comunicado do Conselho Diretor da Escola de Serviço Social
Considerando as Diretrizes de Contingência no Âmbito da UFRJ e Notas de nossa Reitoria, o Decreto do Governo do Estado nº 46.966/2020, as recomendações da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e dos Ministérios da Educação e da Saúde, que visam conter o avanço do vírus COVID-19, o Conselho Diretor da Escola de Serviço Social deliberou, em reunião realizada no dia 16/03, pelos encaminhamentos a serem adotados até o dia 29 de março:
SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA:
Considerando a restrição de funcionamento administrativo em toda universidade, serão atendidas apenas as demandas urgentes. A partir desta terça-feira, dia 17/03, até 29/03, os atendimentos serão iniciados de forma remota, mediante mensagem a ser enviada para os e-mails dos respectivos setores (ver lista abaixo) desta Unidade sempre com cópia para direçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “atendimento urgente”.
- Coordenações Gerais e Direção:
1. Direção da ESS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Miriam Krenzinger: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Elaine Moreira: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
2. Coordenação de Graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretaria de graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tatiana Brettas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
3. Coordenação de Pós-Graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mavi Rodrigues: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Joana Garcia: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
4. Coordenação de Estágio: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marcos Botelho: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
5. Coordenação de Extensão: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Luis Acosta: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
6. Coordenação de Capacitação Continuada: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rachel Gouveia: prof.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Para maior detalhamento dos contatos, acessar o site da unidade: www.ess.ufrj.br
Para os casos necessários e emergenciais iniciados e agendados previamente, será realizado plantão a ser gerenciado pela Direção da ESS. O ambiente deverá ser ventilado, com portas e janelas abertas e mantida a distância de 2 metros entre os presentes no plantão.
Estarão dispensados de qualquer atividade emergencial/presencial, todos/as os/as servidores/as públicos/as (no âmbito desta Unidade) que hoje tenham 60 (sessenta) nos ou mais de idade, ou que tenham filhos/filhas até 10 (dez) anos, e/ou que morem com familiares idosos ou sejam portadores de doenças crônicas e considerados grupo de maior risco.
SOBRE DELIBERAÇÕES E REUNIÕES DE TRABALHO:
- A Direção da ESS indicará a aprovação Ad Referendum de processos administrativos das Unidade que exijam aprovação da Congregação da Escola (pedidos de substitutos, editais, acordos/convênios, progressões/promoções docentes e de TAE's, seleções, etc) e tiverem manifesta urgência, mediante encaminhamento/contato efetuado pelas respectivas Chefias Imediatas e dos Departamentos.
- Serão suspensas as reuniões presenciais; as de rotina, planejamento e avaliação, deverão ser resolvidas remotamente, nos diferentes setores da ESS.
- Indica-se aos docentes, suspensão de todas as atividades já agendadas no Auditório e salas de reuniões na Unidade, assim como para novas solicitações.
SOBRE AS AULAS:
- Recomenda-se a suspensão de todas as aulas na Graduação e na Pós-Graduação. Essas só serão retomadas em caráter presencial quando cessarem as recomendações/orientações de restrição ao convívio social.
- Entretanto, é conveniente que o(a)s professor(a)s se comuniquem com suas respectivas turmas, utilizando o sistema de e-mail do SIGA e por e-mail. Isto ajuda a diminuir o distanciamento social tanto do(a) professor(a) como do(a)s estudantes. É importante não deixar(em) o(a)s estudantes sem comunicação, reforçando o pertencimento à Universidade e à Escola de Serviço Social.
SOBRE BANCAS:
- Recomenda-se - excepcionalmente nesse período, que bancas de Graduação e da Pós que estejam com prazos vencidos ou cujos discentes apresentem urgência para a colação de grau, conclusão da dissertação de mestrado ou de tese de doutorado, sejam realizadas na forma remota com o apoio da respectiva Coordenação.
* Para a realização de defesas de Qualificação, Dissertação e Tese, os docentes devem consultar a Resolução do CEPG nº 1 de 16/03/2020.
SOBRE AS ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR E EXTRA CURRICULAR:
- Face a suspensão das aulas de Orientação e Treinamento Profissional (OTP), recomenda-se aos discentes, às instituições conveniadas e supervisoras (es) de campo, que adiem o início do estágio ou suspendam as atividades dos estagiários até 29 de março. Lembramos da exigência de se efetivar a concomitância entre a supervisão acadêmica e o estágio supervisionado.
SOBRE O TRABALHO REMOTO:
- Indica-se aos docentes que mantenham ativas:
- as atividades de pesquisa e extensão, como por exemplo: elaboração de projetos, inscrição nas plataformas da UFRJ, atualização do currículo lattes, sistematização de relatórios e artigos;
- as orientações de pesquisa extensão, TCC, dissertação e tese, indicando quais atividades não necessitam ser interrompidas e que poderão ocorrer por via remota.
- Indica-se, ainda, que os diferentes setores façam reuniões on-line, via e-mail e WhatsApp para acompanharem o trabalho de sistematização de documentos e políticas internas, conforme as sugestões listadas abaixo:
- Elaboração do manual de fluxos dos setores (o roteiro será enviado pela Direção para servir de parâmetro);
- Sistematização de alterações no Currículo Pleno da Graduação;
- Sistematização de proposta de uma Política de Extensão;
- Alterações na redação da Política de Estágio e de Trabalho de Conclusão de Curso para adaptação às mudanças aprovadas com a creditação da extensão no ano de 2019.
Pede-se atenção diária aos seus e-mails e resoluções indicadas nos sites da ESS e UFRJ.
Por fim, indica-se que, no período de enfrentamento da pandemia, todos sigam as diretrizes de prevenção emanadas dos órgãos incumbidos de combate e prevenção de doenças e, em especial, às da Administração Superior da UFRJ.
Na atual conjuntura, reafirmamos o nosso compromisso à saúde pública como um direito humano universal. Reforçamos que a efetivação dos princípios da solidariedade e da cooperação local, comunitária, nacional e internacional serão fundamentais nas redes de apoio entre amigos, colegas e familiares, de maneira a enfrentarmos de forma responsável, serena e lúcida, os desafios comuns a todos e todas.
Conselho Diretor da ESS/UFRJ.
16/03/2020.
Concurso Professor Substituto ADIADO
Concurso para professores substitutos adiado por conta das medidas de prevenção ao corona virus.
A Direção
Nota da Direção da ESS sobre o funcionamento da unidade
Prezadas (os) estudantes docentes, técnicos e comunidade em geral
Considerando a nota emitida pela Reitoria da Universidade Federal do Rio de
Janeiro, a decisão do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal a Direção
da Escola de Serviço Social resolve:
-Fechar os prédios da unidade por 15 dias, a partir do dia 16 de março, para
preservar as condições de saúde de todas as categorias de trabalhadores e
estudantes.
-Excepcionalmente abriremos a unidade para realização de atividades de
caráter inadiável como, por exemplo, o processo seletivo simplificado para
professores substitutos.
Solicitamos, ainda, a todas/os que tiverem atividades inadiáveis nesse
período, por favor, comunicar as suas chefias.
Pedimos a todos e todas que observem com calma e atenção as orientações
veiculadas no site próprio da UFRJ - cujo link indicamos logo a seguir, como
forma de garantir que as medidas tomadas contribuam para evitar
possíveis contaminações e/ou propagação da doença.
<https://ufrj.br/noticia/2020/03/11/ufrj-lanca-site-sobre-novo-coronavirus>
Edital 95 - Calendário do Processo Seletivo de Professor Substituto
Clique aqui para conferir o calendário do processo seletivo de professor substituto do Departamento de Fundamentos do Serviço Social.