O Curso de Graduação em Serviço Social existe desde 1936, quando foi criado na Escola de Enfermagem Anna Nery, na Universidade do Brasil. Em 1967, é criada a Escola de Serviço Social(ESS), já na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde o curso está vinculado desde então.

Em 1994, é criado o curso noturno de Serviço Social representando uma importante ação da Escola oportunizando o acesso do estudante trabalhador à universidade pública e gratuita.

Em 2010, o curso passa por uma ampliação das vagas, nos dois turnos, passando a ofertar 45 vagas por semestre, gerando um aumento de 30 vagas por anos (20%). No total a ESS oferece para ingresso através do Edital de Seleção aprovado pelo Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ, 180 vagas por ano.

Curso de Serviço Social para Assentados da Reforma Agrária - Relatório Técnico de Execução Física (2011 – 2017)