O Curso de Graduação em Serviço Social existe desde 1936, quando foi criado na Escola de Enfermagem Anna Nery, na Universidade do Brasil. Em 1967, é criada a Escola de Serviço Social(ESS), já na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde o curso está vinculado desde então.

Em 1994, é criado o curso noturno de Serviço Social representando uma importante ação da Escola oportunizando o acesso do estudante trabalhador à universidade pública e gratuita.

Em 2010, o curso passa por uma ampliação das vagas, nos dois turnos, passando a ofertar 45 vagas por semestre, gerando um aumento de 30 vagas por anos (20%). No total a ESS oferece para ingresso através do Edital de Seleção aprovado pelo Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ, 180 vagas por ano.

  

Curso de Serviço Social para Assentados da Reforma Agrária - Relatório Técnico de Execução Física (2011 – 2017)

 

 

 

A Política Nacional de Extensão, a partir de um debate amplo e aberto desenvolvido no FORPROEX (Fórum de pró-reitores de extensão das universidades públicas brasileiras), apresenta às Universidades Públicas e à sociedade o conceito de Extensão Universitária:

A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. Assim definida, a Extensão Universitária denota uma postura da Universidade na sociedade em que se insere.

Seu escopo é o de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual se promove uma interação que transforma não apenas a Universidade, mas também os setores sociais com os quais ela interage. Extensão Universitária denota também prática acadêmica, a ser desenvolvida, como manda a Constituição de 1988, de forma indissociável com o Ensino e a Pesquisa, com vistas à promoção e garantia dos valores democráticos, da equidade e do desenvolvimento da sociedade em suas dimensões humana, ética, econômica, cultural, social.

 

A formação acadêmica da ESS significa a promoção e disseminação do conhecimento humanista, através do ensino, da pesquisa e da extensão, dentro de um ambiente de livre debate das ideias, formando profissionais comprometidos com a qualidade do serviço que presta e com o aprimoramento intelectual na perspectiva da competência profissional, com um perfil que se constitua no entrecruzamento de criticidade, competência e compromisso sóciocêntrico.

A Escola de Serviço Social oferece ensino de graduação, pós-graduação e extensão.

 

Relatório do Grupo de Trabalho III - Estratégias Pedagógicas - ESS/2020.

Relatório da Pesquisa sobre Estágio - ESS/UFRJ-2020.

Relatório: Avaliação das Atividades Acadêmicas no período da PandemiaSARS-COV-2. (out/2020).

 

GRADUAÇÃO

 

PÓS-GRADUAÇÃO

         

         pós-graduação stricto sensu

         pós-graduação lato sensu

 

EXTENSÃO

 Missão Institucional

 

A ESS/UFRJ tem como missão institucional a formação acadêmico-profissional no âmbito da graduação, da extensão e da pós-graduação em Serviço Social. Esta formação encontra-se em consonância com as Diretrizes Curriculares elaboradas com a participação do conjunto da categoria de assistentes sociais, das unidades de ensino, conduzido pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, em 1996, e com o projeto ético-político do Serviço Social.

 

Esta formação significa a promoção e disseminação do conhecimento humanista, através do ensino, da pesquisa e da extensão, dentro de um ambiente de livre debate das ideias, formando profissionais comprometidos com a qualidade do serviço que presta e com o aprimoramento intelectual na perspectiva da competência profissional, com um perfil que se constitua no entrecruzamento de criticidade, competência e compromisso sóciocêntrico.

 

O pressuposto central das diretrizes é a permanente construção de conteúdos - teórico-éticopolíticos-culturais, para a intervenção profissional nos processos sociais, e que atue nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para o seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania. Além dos princípios norteadores que regem o conjunto de textos legais de referência profissional, há ainda como princípios a defesa da universidade pública, gratuita, laica e socialmente referenciada; defesa da unidade indissociável entre ensino, pesquisa e extensão no processo de reflexão teórico-crítica da realidade no âmbito da formação profissional; articulação entre graduação, extensão e pós-graduação nos processos político-pedagógicos da ESS; defesa da autonomia universitária como fundamento de construção das políticas acadêmicas, pela defesa dos direitos humanos e sociais; diálogo com a sociedade civil organizada e compromisso com os movimentos sociais; gestão democrática buscando a participação de todos os atores institucionais; e transparência na gestão dos recursos públicos.

 

Núcleos de Pesquisa

 

IPLAB

Laboratório de Pesquisa e Extensão Serviço Social, Assistência Social e Inclusão Produtiva

Fátima Valéria Ferreira de Souza

 

LECAD

Laboratório de estudos Capitalismo dependente e questão social no Brasil

Tatiana Brettas

 

LOCUSS

Núcleo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Território, Lutas Sociais e Serviço Social

Alejandra Pastorini, Gabriela Lema, Maristela Dal Moro e Cleusa dos Santos

 

PETSS

Núcleo de Estudos Marxistas sobre Política, Estado, Trabalho e Serviço Social

Carlos Montaño

 

LepSot 

Laboratório de Estudos sobre Proteção Social e Trabalho

Cecília Paiva Neto Cavalcanti

 

Transversões

Saúde mental, desinstitucionalização e abordagens psicossociais - Projeto Integrado de Pesquisa e Extensão

Eduardo Mourão Vasconcelos, Erimaldo Matias Nicacio e Rita Cavalcante

 

NUPEQUESS

Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Políticas Públicas, “Questão Social” e Serviço Social

Janete Luzia Leite

 

NETIJ

Núcleo de Estudos e Trabalho sobre Família(s), Infância e Juventude

Joana Garcia e Rosana Morgado

 

NASP

Núcleo de Pesquisa Ação Social e Política

Leilah Landim

 

Prevenção à violência sexual contra a mulher – Núcleo de Políticas Públicas, Indicadores e Identidades

Ludmila Fontenele Cavalcanti

 

Religião, Gênero, Ação Social e Política

Maria das Dores Campos Machado

 

FACI

Núcleo de Pesquisa e Extensão Favela e Cidadania

Maria de Fátima Cabral Marques Gomes e Lenise Lima Fernandes

 

NUSIS

Núcleo Cultura Urbana, Sociabilidade e Identidades Sociais

Myriam Moraes Lins de Barros, Paula Poncioni, Katia Mello, Andrea Moraes e

Rosemere Maia

 

Perspectivas antropológicas em gênero, cor e territorialidade do Núcleo de Estudos e Ações em Políticas Públicas, Indicadores e Identidades

Patrícia Silveira de Farias

 

NEPEM

Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas

Mauro Iasi, José Paulo Netto, Sara Granemann, Marcelo Braz e Mavi Pacheco.

 

EMARCS

Estudos sobre Marxismos, Teoria Crítica e Subjetividades

Rogério Lustosa

 

NEFSSC

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade

Yolanda Guerra e Fátima Grave Ortiz

 

QADE

Laboratório Questão Agrária em Debate

Elaine Martins Moreira, Leile Silvia Candido Teixeira e Maristela Dal Moro

Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240.

UFRJ Escola de Serviço Social - ESS
Desenvolvido por: TIC/UFRJ