A Escola de Serviço Social da UFRJ manifesta seu repúdio à ação policial desencadeada nos últimos dias na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com destaque para os Complexos da Penha e do Alemão e que, especialmente no dia 28 de outubro, resultou na morte de mais de uma centena de pessoas.

Nossa indignação está ligada ao fato de que somos formadores/as de profissionais diretamente ligados/as à promoção dos direitos de moradores/as de favelas, pessoas que, em sua maioria, não estão ligadas ao crime organizado. Muitos/as de nossos/as discentes e trabalhadores/as são moradores/as de áreas conflagradas e imediações e tiveram suas vidas impactadas também indiretamente por uma ação tão violenta. Além das vidas perdidas tragicamente, resta à sociedade como um todo um cotidiano intensamente marcado pelo medo.

Como formuladores/as e executores/as de políticas sociais que somos, afirmamos que não se faz segurança pública com banho de sangue. A promoção da segurança pública é consequência do enfrentamento da desigualdade social e da promoção de direitos. Esperamos que as graves violações de direitos humanos ocorridas possam ser devidamente apuradas pelas autoridades e os sujeitos envolvidos responsabilizados por seus atos.

 

Rio de Janeiro, 30 de outubro de 2025.

Congregação da Escola de Serviço Social da UFRJ

 

UFRJ Escola de Serviço Social - ESS
Desenvolvido por: TIC/UFRJ