TCC (NORMAS E KIT)

 

  1. 1. NORMAS E ORIENTAÇÕES TCC

 

O que é o TCC e como a Comissão de TCC pode te auxiliar

 

 Veja aqui o tema que cada docente da ESS trabalha em orientação de TCC

 

Normas da ESS para o TCC

 

Normas de Formatação para TCC ABNT UFRJ

 

As NORMAS DA ESS PARA O TCC Uma te ajudará a tirar dúvidas sobre as diferenças entre TCC I e TCC II, sobre a banca, a quantidade de páginas do TCC etc.

 

As NORMAS DE FORMATAÇÃO PARA TCC ABNT DA UFRJ será seu guia sobre a formatação técnica do seu TCC conforme as exigências da biblioteca da UFRJ.

 

Antes mesmo de iniciar a escrita de seu TCC é fundamental que leia as duas Normas. A lista de áreas de estudos de docentes da ESS está no mesmo link da Grade horária, assim poderá refletir sobre possíveis orientadores(as).

 

Não conseguiu contato com nenhum(a) orientador(a) e precisa fazer TCC I no próximo período? Fale com a Comissão de TCC: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Ainda em dúvida sobre orientador(a)? Consulte a lista de áreas de estudos das(os) docentes da ESS-UFRJ.

  1. 2. SOLICITAÇÃO DE DEFESA DO TCC - ESTUDANTE

 

Antes do(a) estudante realizar o agendamento, deverá confirmar com seu/sua orientador(a) a realização da banca. 

 

Para a realização da defesa do TCC, na modalidade remota, é necessário o preenchimento de formulário, conforme Resolução CEG 02/2020.

 

Após inserir seus dados e assinar, a(o) estudante deverá solicitar a defesa do TCC através do formulário eletrônico SOLICITAÇÕES DIVERSAS: https://forms.gle/dR9hrBEbacHdvK1G6 onde poderá anexar o documento acima.

 

 

3- ENTREGA DO TCC

 

Enviar a VERSÃO FINAL DO TCC ao Protocolo <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; com cópia para o(a) orientador/a e para a Secretaria (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Observe as exigências sobre o material que deverá ser anexado no e-mail:

 

1- A versão final aprovada do TCC deve estar em formato pdf, com o trabalho na íntegra (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais) em um único arquivo;

 

2- Documento de autorização assinado pelo(a) estudante, para disponibilização do TCC no Repositório Pantheon UFRJ:

Link do termo: https://drive.google.com/file/d/14q16x2CCEMmqVhxm60Usta7oO1jUJ8lq/view

 

Em caso de dúvidas sobre o preenchimento, disponibilizamos um tutorial sobre como inserir assinatura em formulários PDF, por meio do programa Adobe Reader DC (leitor de PDF mais comum). Clique aqui para acessar o tutorial: https://drive.google.com/file/d/1ntWWpP-ViV3B4sdPMB2xdJzqY8kUfKGP/view?usp=sharing

 

ATENÇÃO: O lançamento no sistema (SIGA) somente ocorrerá após confirmação do Protocolo do recebimento do arquivo.

 

A entrega do TCC nos prazos estabelecidos pela ESS-UFRJ é condição para colação de grau!

 

 

KIT TCC PARA PROFESSORAS(ES)

 

O(a) professor(a) orientador(a) é responsável pelo preenchimento, e envio à Secretaria de Graduação, de alguns documentos após a banca de TCC (RCS, ATA e AGF*). Mas antes de baixar os documentos, leia atentamente os itens abaixo:

1 - Ao programar a banca de TCC auxilie seu orientando(a) a preencher o formulário de solicitação de defesa e assine. O(a) orientando(a) localizará o passo a passo aqui: http://ess.ufrj.br/index.php/tcc-normas-e-kit

2 - Convidamos orientadores que observem TCCs de destaque e que em comum acordo com orientando(a), realize a transmissão da defesa de TCC pelo Canal de Youtube da ESS-UFRJ. Além de transparência pública à defesa, essa é a chance de oferecer aos estudantes a oportunidade de aprender com as defesas. Para realizar a transmissão é necessário fazer contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e solicitar apoio do servidor Hermano, com antecedência.

3 - Após a realização da banca, solicitamos que docentes enviem os documentos da banca (RCS, ATA e AGF*) assinados até 5 dias depois e num único e-mail à Secretaria. Assim, a Secretaria pode organizar as informações para a emissão das declarações de participação que estão sendo solicitadas; *AGFs são necessárias se a defesa ocorrer após o fim do período letivo.

4 - Verifique os documentos e formulários necessários para preenchimento (RCS, ATA e AGF*) e, em caso de dúvida, busque informação com a secretaria antes do preenchimento (principalmente AGF, sobre segmento e operação a ser realizada). Você poderá localizar este KIT TCC, logo abaixo.

5 - Confirme com o(a) orientando(a) se ele(a) já encaminhou os comprovantes de atividades complementares à Comissão de Horas Extracurriculares e se já sabem os procedimentos para a colação de grau. Sobretudo, se o estudante já está planejando participar de seleções de mestrado, concursos, residência e seleções em geral. Lembrando que colações tem datas fixas. A colação pode ser antecipada sob justificativa, mas exige pelo menos 7 dias para ocorrer. O passo a passo para solicitar a colação antecipada está neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1HjQf-3aoMXGbODqu1NhIn14hWCA99tEt?usp=sharing

Para quem pretende colar grau coletivamente, o passo a passo para solicitar colação de grau: http://ess.ufrj.br/index.php/colacao-de-grau-e-diploma

Abaixo os documentos que compõem o KIT TCC. É importante que o(a) docente envie todos em um só e-mail para a Secretaria Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

KIT TCC (PARA DOCENTES)

 

1- ATA da Banca

 

2- Formulário único de RCS

 

3- Para a realização da defesa do TCC, na modalidade remota, é necessário o preenchimento de formulário, conforme Resolução CEG 02/2020

 

4- AGF de TCC II (caso a nota ainda não tenha sido lançada no SIGA e o lançamento esteja encerrado)

 

Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240.

UFRJ Escola de Serviço Social - ESS
Desenvolvido por: TIC/UFRJ