COLAÇÃO DE GRAU E DIPLOMA

 

COLAÇÃO DE GRAU

 

Data da próxima colação de grau : 30/08/2024

 

Antes de solicitar a colação de grau, observe os seguintes itens:

  1. 1. NADA CONSTA DA BIBLIOTECA

A Secretaria realizará consulta à Biblioteca na véspera da Colação de Grau para confirmar a regularidade do/da estudante. Portanto, NÃO É NECESSÁRIO enviar comprovante/ “nada consta”.

  1. 2. INTEGRALIZAÇÃO/CONCLUSÃO DO CURSO

Recomendamos que a(o) estudante consulte COM ANTECEDÊNCIA o Boletim de Orientação Acadêmica- BOA, disponível no SIGA, para a verificação das pendências curriculares.

  1. 3. HORAS EXTRACURRICULARES OU COMPLEMENTARES

Se vai colar grau neste período, envie logo no início do período os comprovantes de suas horas extracurriculares (complementares). Veja aqui as instruções: https://drive.google.com/drive/folders/1jGAcF3nsMXvXvRemFGVwHq6FWFSr_Ibh?usp=sharing 

  1. 4. SOLICITAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU

Para a participação na Cerimônia de Colação de Grau, é necessário que o (a) discente, após o cumprimento de todos os requisitos e defesa do TCC, solicite a colação através do formulário eletrônico SOLICITAÇÕES DIVERSAS: https://forms.gle/dR9hrBEbacHdvK1G6

 

ATENÇÃO: Solicite sua participação na colação de grau após o cumprimento de todos os requisitos acima e verificação da integralização do BOA (isto é, todas as notas lançadas).

 

É POSSÍVEL COLAR GRAU ANTES DAS DATAS ESTABELECIDAS PELA SECRETARIA?

Há datas fixas de colação de grau, mas o/a estudante pode solicitar adiantar a colação de grau, desde que apresente um COMPROVANTE que justifique a colação de grau antecipada. Ex.: aprovação em seleção de mestrado, residência ou concurso público (apresentando edital e resultado com data de convocação/apresentação de declaração de conclusão); comprovante de aprovação em seleção de emprego; comprovante de convite de trabalho etc.

O prazo para que sua colação antecipada seja realizada é de 7 dias úteis, contados a partir da solicitação. Mas atenção: este prazo só é válido desde que você já tenha compartilhado a documentação de horas extracurriculares com a Comissão de horas Extracurriculares; desde que você tenha de fato concluído todos os créditos no BOA; e desde que não haja impedidos no sistema SIGA da Universidade. E, em momentos de recesso a data de 7 dias úteis poderá ser aumentada para 10 dias úteis.

Para saber como solicitar a antecipação de sua colação de grau, clique aqui e leia as instruções.

 

SOLICITAR DIPLOMA

 

Documentos exigidos para solicitar o Diploma (Original e cópia)

  1. a. Requerimento (ou folha de informação), endereçado à Divisão de Diplomas da UFRJ, solicitando a expedição e o registro do diploma do aluno, constando nome completo, DRE e e-mail do aluno;
  2. b. Cópia da certidão de nascimento ou casamento do aluno ;
  3. c. Cópia da identidade, CPF, título de eleitor e, ainda, no caso de homens de 18 a 45 anos, cópia do certificado de reservista ou dispensa militar;
  4. d. Cópia do certificado de conclusão do ensino médio FRENTE E VERSO em um único arquivo(caso o ensino médio tenha sido concluído no estado do Rio de Janeiro entre os anos de 1985 e 2016, anexar também cópia do Diário Oficial onde conste a relação dos concluintes por instituição – instituições federais são isentas de publicação em D.O.);
  5. e. Comprovante de quitação eleitoral, que pode ser obtido através do site do TSE (www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);

Todos os documentos deverão ser enviados de forma digital, um documento por arquivo em pdf através do link:  

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÕES DIVERSAS: https://forms.gle/tD3hKa78bXL9AZMM8 

 

A solicitação de emissão de diploma só poderá ser registrada após a data de colação de grau constar no histórico do aluno.

Para informações sobre os prazos de emissão do diploma consulte o site da PR1/UFRJ - diplomas.

 

 

TCC (NORMAS E KIT)

 

Manual para elaboração e normalizaçao de trabalhos acadêmicos a partir de 2022 elaborado pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ -  esse é o seu guia sobre a formatação técnica (ABNT) do seu TCC conforme as exigências da biblioteca da UFRJ.

 

Clique aqui para acessar o site da Biblioteca do CFCH e ter acesso a mais informações.

  1. 1. NORMAS E ORIENTAÇÕES TCC

 

O que é o TCC e como a Comissão de TCC pode te auxiliar

 

 Veja aqui o tema que cada docente da ESS trabalha em orientação de TCC

 

Normas da ESS para o TCC até 2022.

 

Normas de Formatação para TCC ABNT UFRJ até 2022

 

As NORMAS DA ESS PARA O TCC até 2022 podem ser utilizadas para tirar dúvidas sobre as diferenças entre TCC I e TCC II, sobre a banca, a quantidade de páginas do TCC etc.

 

Antes mesmo de iniciar a escrita de seu TCC é fundamental que leia as duas Normas. A lista de áreas de estudos de docentes da ESS está no mesmo link da Grade horária, assim poderá refletir sobre possíveis orientadores(as).

 

Não conseguiu contato com nenhum(a) orientador(a) e precisa fazer TCC I no próximo período? Fale com a Comissão de TCC: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Ainda em dúvida sobre orientador(a)? Consulte a lista de áreas de estudos das(os) docentes da ESS-UFRJ.

  1. 2. SOLICITAÇÃO DE DEFESA DO TCC - ESTUDANTE

 

Antes do(a) estudante realizar o agendamento, deverá confirmar com seu/sua orientador(a) a realização da banca. 

 

Vale ressaltar que as defesas de TCC deverão ser agendadas com ao menos 15 dias de antecedência através do SOLICITAÇÕES DIVERSAS: https://forms.gle/dR9hrBEbacHdvK1G6.

*Atenção ao recesso de final de ano.

 

Excepcionalmente em 2022, por meio da Resolução CEG 27/2022, o Conselho autorizou as defesas a se realizarem ainda de forma remota, desde que houvesse ampla divulgação visando sua publicidade.

Em 2023 a resolução CEG 27/2022 foi revogada pela resolução CEG 188/2023

 

 

3- ENTREGA DO TCC

 

A partir de 2023/1, seguindo as normas que constam no Manual para Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos (pág 21/22) elaborado pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ, é necessário incluir nos elementos pré-textuais da versão final do trabalho a ATA DE APROVAÇÃO  com assinatura da banca e orientador.

https://drive.google.com/file/d/1WwXcjugPpsWWs8Vo6UWltWHLi9l2l6R0/view>>

 

A VERSÃO FINAL DO TCC deve ser encaminhada ao e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com cópia para o(a) orientador/a. A versão final aprovada do TCC deve estar em formato pdf, com o trabalho na íntegra, incluindo a ATA de aprovação da banca (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais) em um único arquivo;

 

A entrega do TCC nos prazos estabelecidos pela ESS-UFRJ é condição para colação de grau!

 

 

KIT TCC PARA PROFESSORAS(ES)

 

O(a) professor(a) orientador(a) é responsável pelo preenchimento, e envio à Secretaria de Graduação, de alguns documentos após a banca de TCC (RCS, ATA e AGF*). Mas antes de baixar os documentos, leia atentamente os itens abaixo:

1 - Ao programar a banca de TCC auxilie seu orientando(a) a preencher o formulário de solicitação de defesa e assine. O(a) orientando(a) localizará o passo a passo aqui: http://ess.ufrj.br/index.php/tcc-normas-e-kit

2 - Convidamos orientadores que observem TCCs de destaque e que em comum acordo com orientando(a), realize a transmissão da defesa de TCC pelo Canal de Youtube da ESS-UFRJ. Além de transparência pública à defesa, essa é a chance de oferecer aos estudantes a oportunidade de aprender com as defesas. Para realizar a transmissão é necessário fazer contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e solicitar apoio do servidor Hermano, com antecedência.

3 - Após a realização da banca, solicitamos que docentes enviem os documentos da banca (RCS, ATA e AGF*) assinados até 5 dias depois e num único e-mail à Secretaria. Assim, a Secretaria pode organizar as informações para a emissão das declarações de participação que estão sendo solicitadas; *AGFs são necessárias se a defesa ocorrer após o fim do período letivo.

4 - Verifique os documentos e formulários necessários para preenchimento (RCS, ATA e AGF*) e, em caso de dúvida, busque informação com a secretaria antes do preenchimento (principalmente AGF, sobre segmento e operação a ser realizada). Você poderá localizar este KIT TCC, logo abaixo.

5 - Confirme com o(a) orientando(a) se ele(a) já encaminhou os comprovantes de atividades complementares à Comissão de Horas Extracurriculares e se já sabem os procedimentos para a colação de grau. Sobretudo, se o estudante já está planejando participar de seleções de mestrado, concursos, residência e seleções em geral. Lembrando que colações tem datas fixas. A colação pode ser antecipada sob justificativa, mas exige pelo menos 7 dias para ocorrer. O passo a passo para solicitar a colação antecipada está neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1HjQf-3aoMXGbODqu1NhIn14hWCA99tEt?usp=sharing

Para quem pretende colar grau coletivamente, o passo a passo para solicitar colação de grau: http://ess.ufrj.br/index.php/colacao-de-grau-e-diploma

Abaixo os documentos que compõem o KIT TCC. É importante que o(a) docente envie todos em um só e-mail para a Secretaria Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

KIT TCC (PARA DOCENTES)

 

1- ATA da Banca

 

2- Formulário único de RCS

 

3- Para a realização da defesa do TCC, na modalidade remota, é necessário o preenchimento de formulário, conforme Resolução CEG 02/2020

 

4- AGF de TCC II (caso a nota ainda não tenha sido lançada no SIGA e o lançamento esteja encerrado)

 

 

Declaração de disciplinas ministradas e disciplinas em andamento para fins de progressão e promoção

Não há necessidade de declaração para comprovar as disciplinas ministradas por docentes. Basta a apresentação dos diários de turmas dos respectivos períodos. Os diários podem ser emitidos diretamente pelo SIGA. Veja como emitir sua comprovação de carga horária de ensino clicando aqui.

 

Participação em Comissão de Graduação  - portaria de nomeação da comissão publicada no BUFRJ. 

 

Declarações para docentes fornecidas pela secretaria de graduação que poderão ser solicitadas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. :

1 – Orientação, participação e presidência de banca de TCC

2 - Monitoria (Bolsista e voluntária)

Outras solicitações consultar seu departamento.

 

KIT TCC PARA PROFESSORAS(ES)

O(a) professor(a) orientador(a) é responsável pelo preenchimento, e envio à Secretaria de Graduação, dos seguintes formulários. Após a banca, APENAS o(a) professor(a) orientador(a) poderá preencher e enviar os documentos abaixo, com exceção do formulário 3, sobre defesa remota:

1- ATA da Banca- Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1lEW-6cyoIozMLukzvCxz4A2MtnQl_IGK/view?usp=sharing

2- Formulário único de RCS- Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1YAFy74J-hgW7Th8CkEqMiAOdm6BhmfnX/view?usp=sharing

3- Para a realização da defesa do TCC, na modalidade remota, é necessário o preenchimento de formulário, conforme Resolução CEG 02/2020, disponível em: https://drive.google.com/file/d/12b4kmLMG4FBGx7odOmVpR_96yi3Rjnkt/view?usp=sharing

4- AGF de TCC II (caso a nota ainda não tenha sido lançada no SIGA e o lançamento esteja encerrado)- Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1iZEV1-6gGoGwrgvAdijmhHiTf1bjcee9/view?usp=sharing

 

 

A Secretaria de Graduação está adotando novos procedimentos para solicitações, através de formulário eletrônico. O tempo para retorno da solicitação é de 7 a 20 dias. Não é necessário enviar e-mail para a Secretaria confirmando o preenchimento da solicitação.

 

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÕES DIVERSAS da Secretaria.

Link: https://forms.gle/dR9hrBEbacHdvK1G6

O formulário atenderá as seguintes solicitações:

  1. 1. Declarações

Algumas certidões ou declarações podem ser extraídas pelo SIGA/Portal do aluno (já com autenticação eletrônica). São elas: Regularmente matriculado; Concluinte; Bolsista; Cotista;

Nome social.

 

Através do formulário da Secretaria você poderá solicitar:

  • Declaração com o período atual;
  • Declaração com o período atual e previsão de conclusão;
  • Declaração de previsão de conclusão e colação de grau;
  • Declaração para o CRESS (somente para quem requisitou emissão de diploma);
  • Declaração de monitoria;
  • Declaração com CNPJ para abertura de conta Declaração de Reconhecimento de Curso e sistema de aprovação;
  • Declaração de CR (Coeficiente de Rendimento) e CRA (Coeficiente de Rendimento Acumulado);
  • Declaração informando o período das aulas do turno diurno/noturno;
  • Declaração com o horário da(s) disciplina(s);

 

2.Solicitar Trancamento de matrícula

Saiba mais sobre as regras para trancamento de matrícula, lendo a Resolução CEG 03/2008. Disponível aqui: http://www.caxias.ufrj.br/images/Resolucao_CEG_03_08.pdf

 

3.Rematrícula de matrícula trancada a pedido

Veja no formulário o procedimento.

 

4.Cancelamento de matrícula

Resolução https://drive.google.com/file/d/1X_RC12uf3PXUqNc4rFM06GxxWeSzTOwx/view

 

5.Agendamento de defesa de TCC

Antes de solicitar a colação de grau, leia as instruções sobre as normas e envio da versão final de TCC.

 

6.Solicitação de colação de grau

Antes de solicitar a colação de grau, leia as instruções.

 

7.Emissão de Diploma

Antes de solicitar a colação de grau, leia as instruções.

 

8.Dispensa de Disciplinas

Antes de solicitar a dispensa de alguma disciplina cursada em outro curso ou instituição, leia a Resolução CEG 01/2017 LINK: https://graduação.ufrj.br/images/_PR-1/CEG/Resolucoes/2010-2019/RESCEG-2017_01.pdf

 

9.Alteração de orientador(a)

Essa solicitação exige ciência do(a) atual orientador(a)

 

10.Licença maternidade

Resolução

(Seria Resolução CEG 15/71 (art 10o, §2) ou Lei 6.202/1975 ?)

 

11.Regularização de inscrição

Para solicitar a regularidade da sua inscrição em disciplinas, é preciso preencher o formulário e entregar na Secretaria de Graduação.

https://drive.google.com/file/d/12q1mle4i7o4wzqnO1BFOVNYIodctQErj/view?usp=sharing

 

Ps: só serão avaliadas as irregularidades que solicitarem, via formulário, a sua regularização.

 

12.Atualização de período no SIGA

Tudo isso poderá ser solicitado diretamente por meio do FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÕES DIVERSAS da Secretaria. Link: https://forms.gle/dR9hrBEbacHdvK1G6

Caso identifique inconsistências ou sugestões para melhoria do formulário, envie contribuições para o e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;.

 

Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240.

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