Noticia POS 2025

Estão abertas até 18 de agosto de 2024 as inscrições para o processo seletivo para a turma 2025 de doutorado do PPGSS-UFRJ. Editais e mais informações aqui.

Diante do atual cenário, expressamos nossa plena adesão às atividades de greve e mobilização nacional de trabalhadores técnico-administrativos e docentes federais da educação, bem como manifestamos nosso acordo com as pautas do corpo estudantil em defesa da recomposição orçamentária, visando reverter o quadro de desfinanciamento e extrema precariedade que impacta nas condições de trabalho e estudo de servidores e estudantes dos institutos e universidades do país, tanto no desenvolvimento de suas atividades administrativas quanto de ensino, pesquisa, estágio e extensão, entre outras.

Desde a deflagração da greve discente no curso de Serviço Social em 27/05/24, docentes da Escola de Serviço Social (ESS) expressaram apoio ao movimento grevista, participando de reuniões comunitárias (junto com TAEs e estudantes), procurando adequar seus cronogramas de atividades para combiná-los com aulas públicas e atividades coletivas no período, bem como não exigindo frequência. Esse foi o arranjo possível, dado que a categoria docente da UFRJ não está em greve.

Em reunião realizada dia 17/06/2004, docentes da ESS, reiteraram, de forma coletiva e consensual, seu apoio à greve discente, bem como manifestaram seu respeito à mobilização e autonomia organizativa e deliberativa do movimento estudantil.

Ainda nesta reunião, devido à não suspensão do calendário acadêmico e, portanto, a inviabilidade de reposição de aulas (devido também a professoras/es da UFRJ não estarem em greve); o corpo docente deliberou pelo reajuste dos programas específicos das disciplinas para a garantia do 75% dos conteúdos ministrados a partir da semana do 24 de junho, com o objetivo de cumprir a carga horária mínima e realizar as respectivas avaliações e lançamento de notas ainda no semestre de 2024/1.

Diante das decisões estudantis em assembleias do DCE e de Serviço Social, e das deliberações do CEG do dia 19/06/2024, as/os professoras/es estarão em sala na segunda-feira. Dito isso, reafirmamos nosso compromisso de, a partir de 24 de junho, seguir ocupando os espaços de sala de aula, reafirmando nosso compromisso com as diretrizes curriculares, a formação profissional presencial e a garantia do ensino de qualidade.

Do mesmo modo, nesta mesma reunião de 17 de junho, a categoria docente se pronunciou a favor do respeito dos direitos do corpo discente de participar em atividades de mobilização com abono de faltas e/ou trancamento especial, contudo, para aprovação das disciplinas, as avaliações deverão ser realizadas.

Dito isso, reiteramos nossa disposição para o diálogo construtivo e fraterno com TAEs e o conjunto de estudantes e suas entidades representativas.

Continuamos em estado de mobilização e em luta pela reestruturação de nossa carreira, pelo reajuste salarial e principalmente pela recomposição do orçamento da educação federal. Seguimos em defesa da UFRJ e da Universidade Pública brasileira: laica, presencial e comprometida com os problemas de seu tempo.

Rio de Janeiro, 19 de junho de 2024.

Mesa 21jun24

No mês do Combate ao Trabalho Infantil, o Observatório dos Conselhos realizará uma mesa redonda com a seguinte temática: Trabalho Infantil: uma violação de direitos.

A mesa será coordenada pela graduanda Elisa Azevedo, com participação da Profa. Ebe Campinha (ESS/UFF) e de Maria América Diniz, Ex-Presidente do CEDECA e Ex-Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O evento ocorrerá no dia 21/06 (sexta-feira), às 09:30h, no Auditório da Escola de Serviço Social, Praia Vermelha.

A atividade busca debater essa problemática, que como os dados exibidos no perfil do Observatório dos Conselhos ao longo do mês expressam, são preocupantes e extremamente prejudiciais para os direitos de crianças e adolescentes.

Saiba mais no Instagram @observatoriodosconselhos ou visite o link:

Mourao2 Mourao1

A Direção da Escola de Serviço Social/UFRJ parabeniza o professor Eduardo Mourão, pela indicação ao Prêmio Nise da Silveira de "Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental (2024); ele concorreu na Categoria 1 - Atuação em Movimentos Sociais e na Categoria 4 - Atuação em Ciência, Pesquisa e Produção de Inovação Tecnológica, onde foi contemplado" (ABRASCO, 13-06-2024).

O professor Eduardo, aposentado da ESS-UFRJ, tem uma longa trajetória no campo da Saúde Mental, contribuindo nas iniciativas e estratégias para a política de cuidado integral às pessoas em sofrimento psíquico e vulnerabilidade.

Prezado Professor Eduardo, receba o nosso abraço fraterno!

Cordialmente.

Professora Ana Izabel Moura de Carvalho e professor Guilherme Silva de Almeida.

(Direção da Escola de Serviço Social/UFRJ)

Pessoas com DI

A Comissão de Acessibilidade ESS-UFRJ convida docentes da unidade para:

4º encontro: 21 de Junho (quinta-feira) às 14h30

Tema da formação: Ensino/aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual

Convidada: Representante do Comitê Anticapacitista do CRESS-RJ

Local: Sala de Convivência da ESS-UFRJ

Docente, confirme presença aqui:

As atividades têm por objetivo promover uma formação inicial para todos(as) docentes da ESS-UFRJ, com* foco no trabalho com pessoas com deficiência intelectual*. Todas as atividades de formação (Encontros 1, 2 e 4) serão híbridas e exclusivas para docentes da ESS-UFRJ. O link fixo das vídeo-chamadas está disponível no corpo do e-mail enviado aos docentes.

Programação completa e convidados:

Dúvidas, comentários e sugestões: