Devido a conjuntura desfavorável à classe trabalhadora, com a supressão de direitos sociais arduamente conquistados, somada ao crítico contexto brasileiro de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, programas de Residência Multiprofissional em Saúde ao redor do país vêm sofrendo ataques em suas condições de trabalho. Segundo o Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS), centenas de residentes encontram-se com a bolsa-salário e a bonificação do programa "O Brasil Conta Comigo" - as quais são pagas pelo Ministério da Saúde - atrasadas. Ademais, também há casos de residentes que estão exercendo atividade profissional no combate à pandemia desprotegidos pela não aplicação da segunda dose da vacina, culminando no alto risco de contrair o vírus.

Diante desse cenário, o Fórum Nacional de Residentes em Saúde decretou Greve Nacional dos Residentes em Saúde a partir do dia 4 de maio de 2021. Desde o ocorrido, diversos programas ao redor do Brasil estão avaliando a adesão à greve. Até a elaboração desta nota, 37 programas já tinham aderido.  A greve reivindica o pagamento imediato e integral das bolsas-salários e das bonificações, a vacinação imediata de todas e todos os residentes do Brasil e a retomada da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

Nos programas da UFRJ não há dados sobre o atraso nas bolsas-salário, contudo, um considerável número de residentes encontra-se com a bonificação em atraso. Sendo assim, entendendo que a luta por condições dignas de trabalho deve ser de todos os residentes, principalmente porque estes profissionais estão na linha de frente no enfrentamento à pandemia; um grupo de residentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) já aderiu à greve, e outros seguem avaliando a adesão.

A Comissão de Capacitação Continuada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCC) acredita na importância da Residência como modalidade de pós-graduação para trabalhadores/as da saúde, reitera o seu total apoio aos residentes na busca por condições de formação e de trabalho dignas e também acredita na urgência da retomada da Comissão Nacional de Residência em Saúde.