Rio de Janeiro, 12 de março de 2021.

E com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de nosso ex-aluno Valquimar Reis, acometido por um câncer.

Joaquim, como era conhecido por nós, integrou a turma Carlos Nelson Coutinho, fruto de convênio entre a ESS/UFRJ e o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Realizada na modalidade da pedagogia da alternância, essa turma é uma das que materializa a política pública de educação do campo, reivindicação dos movimentos camponeses, em especial, do MST.

Nesse momento de dor nos solidarizamos com seus familiares, amigos/as e companheiras/os de jornada.

Joaquim, lutou contra a desigualdade social no Brasil e na América Latina. Deixará muita saudade, porém, mais que isso, nos deixa inspiração!

Com carinho,

Ex-Coordenação da turma Carlos Nelson Coutinho e Direção da ESS/UFRJ.