Ajuda PV1 Ajuda PV2

Clique nas imagens para ampliar.

Conselho de Entidades de Base da Praia Vermelha, os Centros Acadêmicos da PV lançam rede de solidariedade aos trabalhadores terceirizados.

Em meio ao caos pandêmico, a precarização da vida dos trabalhadores do nosso país se intensifica. Milhões de brasileiros estão hoje na fila desesperados para receber o auxílio emergencial do governo. Frente a situação que o Brasil se encontrava, com um número enorme de desempregados e o aumento de trabalhos informais, as poucas políticas de proteção aos trabalhadores - conquistadas com muita luta - são insuficientes.

Na UFRJ, os trabalhadores dos restaurantes, lanchonetes e xérox ficaram sem sua principal fonte de renda com a paralisação das atividades acadêmicas. Para piorar o cenário, a situação dos trabalhadores terceirizados da universidade, que é de frequente vulnerabilidade, está ainda mais agravada com a pandemia. Na Praia Vermelha, os terceirizados da limpeza tiveram seus salários reduzidos por estarem em férias coletivas; estão sendo pagos de forma desrespeitosamente irregular; e, desde a última semana, quando chegamos perto do pico de infectados pelo covid, estão sendo colocados de volta ao trabalho.

Diante disso, nós, estudantes que construímos os centros acadêmicos, atléticas, empresas juniores e coletivos de curso no campus da praia vermelha criamos a "Ajuda PV". A rede de solidariedade aos trabalhadores está organizada em defesa da vida e dos direitos dessas pessoas que fazem parte das nossas vidas e rotinas durante a nossa jornada na universidade.

- Pela suspensão dos aluguéis durante o período de quarentena e elaboração de um plano da UFRJ de restabelecimento dos pequenos permissionários!

Entendemos por pequenos permissionários - quem deve ter os aluguéis suspensos e ser contemplado nesse plano de restabelecimento - os trabalhadores de xérox, papelarias e lanchonetes. Se nesse momento os trabalhadores estão sem suas rendas e já precisam de ajuda para necessidades básicas, a volta da quarentena não será fácil. A UFRJ precisa pensar a política para que eles consigam reabrir seus estabelecimentos e comprar suas mercadorias.

- Em defesa dos direitos dos terceirizados!

Terceirização é sinônimo de precarização para os trabalhadores terceirizados da UFRJ. Em sua maioria mulheres negras, os trabalhadores da limpeza tem frequentemente seus direitos trabalhistas negados. Por não terem vínculo empregatício com a universidade, tampouco a identidade de pertencimento às empresas que as contratam, essas pessoas ficam desamparadas e, além disso, muitas vezes sofrem perseguição das empresas privadas ao se organizarem politicamente pelos seus direitos.

- Ajuda PV!

Vamos disponibilizar um formulário para fazermos um levantamento de cada trabalhador do campus que pode estar passando por dificuldades, além de divulgarmos as contas para depósito por onde receberemos doações. Com tal colaboração, começaremos a distribuição de cestas básicas. Além disso, também organizamos um sistema de vales com os permissionários, que serão revertidos em produtos/serviços quando as atividades na universidade forem retomadas.