Contatos ESS

 

 

 

PROFAEX 2021

  

O fomento concedido será distribuído às propostas aprovadas por 12 meses, com início a partir de 01 de maio de 2021.

Já fez os planos para suas ações de extensão esse ano, certo? 

Esperamos poder ajudar na realização deles. Não deixe de submeter sua proposta! 🤩Acesse: http://bit.ly/Edital-PROFAEX-2021

 

 

 

7oWebinrio 

Prezadxs,

Jornalismo e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher é o tema do sétimo webinário da série Aproximações Interdisciplinares do Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção à Violência Sexual da UFRJ. O debate ocorre na próxima segunda-feira, dia 11/01, às 19h e será transmitido através do YouTube.

Considerada por muitos o quarto poder, a imprensa desempenha papel fundamental em nossa sociedade, sendo uma espécie de agente denunciador. No entanto, tratando-se de casos de violência contra mulher, muitas vezes a cobertura midiática brasileira pode acabar corroborando com a manutenção das estruturas de poder. É o caso, por exemplo, dos episódios emblemáticos de feminicídio retratados no documentário "Quem Matou Eloá?" (2015) e no podcast "Praia dos Ossos" (2020). Neste webinário, propomos colocar o jornalismo no centro do debate de enfrentamento à violência contra mulher.

Para este evento, convidamos a professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Cynthia Mara Miranda. Líder do grupo de pesquisa Comunicação, Direitos e Igualdade, Cynthia integra a Comissão de Pesquisa da Red Internacional de Periodistas con Visión de Género, a coordenação colegiada da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça e a Rede de Pesquisas em Feminismos e Política. Contaremos também com a presença de Vitória Régia da Silva, jornalista formada pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Vitória é repórter da Gênero e Número, a primeira plataforma brasileira a abordar questões de gênero a partir de dados, e editora da Capitolina, revista online e independente, feminista, voltada a jovens e adolescentes. A mediação será feita por Giovana Kebian, graduanda de Jornalismo na ECO-UFRJ e integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção à Violência Sexual. A fim de expandir a acessibilidade, o evento terá intérpretes de Libras.

A série Aproximações Interdisciplinares é uma iniciativa em comemoração aos 20 anos do Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção da Violência Sexual e conta com diversas lives sobre temas relacionados aos debates de gênero, masculinidades e das violências contra as mulheres. Todas as nossas lives são gratuitas e fornecem certificado (mediante inscrição e presença).

Para se inscrever, basta completar o formulário que pode ser acessado através do endereço:

https://docs.google.com/forms/d/1S-wavPfRaMUVNwNHvKsX_m__ArjZHm1lwWLRAC52lXU/viewform?edit_requested=true

O link com a transmissão será enviado para o e-mail dos inscritos no dia do evento!

 

 

Reuniao Conselho Diretor

 

Integrantes do Conselho Diretor da Escola de Serviço Social se reuniram nesta segunda-feira, dia 11 de janeiro de 2021, para seguir com o planejamento das atividades do corrente ano. Compõe o Conselho a diretora Miriam Krenzinger, a vice-diretora Elaine M. Moreira, a Coordenação de Pós-graduação Fátima Grave e Andréa Moraes, a Coordenação de Graduação Gracyelle Costa e Mirella Rocha, a Coordenação de Estágio: Marcos Botelho e Cristiane Lopes, a Coordenação de Extensão: Luiz Acosta e a Coordenação de Capacitação Continuada: Rachel Gouveia.

As reuniões regulares do Conselho Diretor, em 2021, se realizarão sempre na segunda semana do mês, na segunda-feira pela manhã. Na oportunidade, são planejadas e analisadas as ações prioritárias para dedicação da gestão administrativa e político-pedagógica da unidade. Segue o registro de janeiro.

 

 

Dessoma

 

UFRJ Escola de Serviço Social - ESS
Desenvolvido por: TIC/UFRJ