Considerando as Diretrizes de Contingência no Âmbito da UFRJ e Notas de nossa Reitoria, o Decreto do Governo do Estado nº 46.966/2020, as recomendações da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e dos Ministérios da Educação e da Saúde, que visam conter o avanço do vírus COVID-19, o Conselho Diretor da Escola de Serviço Social deliberou, pelos encaminhamentos a serem adotados até recebermos a orientação da Reitoria da UFRJ para retorno às atividades acadêmicas.

 

SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA:

Considerando a restrição de funcionamento administrativo em toda universidade, serão atendidas apenas as demandas urgentes. Desde o dia 17/03 até o efetivo retorno às atividades acadêmicas, os atendimentos estão sendo iniciados de forma remota, mediante mensagem a ser enviada aos e-mails dos respectivos setores (ver lista abaixo) desta Unidade, sempre com cópia para direçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto "atendimento urgente".

- Coordenações Gerais e Direção:

 

1. Direção da ESS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Miriam Krenzinger: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Elaine Moreira: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2. Coordenação de Graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretaria de graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tatiana Brettas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

3. Coordenação de Pós-Graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mavi Rodrigues: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Joana Garcia: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

4. Coordenação de Estágio: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marcos Botelho: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

5. Coordenação de Extensão: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Luis Acosta: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

6. Coordenação de Capacitação Continuada: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rachel Gouveia: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

*Para maior detalhamento dos contatos, acessar o site da unidade: www.ess.ufrj.br

 

Para os casos necessários e emergenciais iniciados e agendados previamente, será realizado plantão a ser gerenciado pela Direção da ESS. O ambiente deverá ser ventilado, com portas e janelas abertas e mantida a distância de 2 metros entre os presentes no plantão.


Estarão dispensados de qualquer atividade emergencial/presencial, todos/as os/as servidores/as públicos/as (no âmbito desta Unidade) que hoje tenham 60 (sessenta) anos ou mais de idade, ou que tenham filhos/filhas até 10 (dez) anos, e/ou que morem com familiares idosos ou sejam portadores de doenças crônicas e considerados grupo de maior risco.

 

SOBRE DELIBERAÇÕES E REUNIÕES DE TRABALHO:


- A Direção da ESS indicará a aprovação Ad Referendum de processos administrativos das Unidade que exijam aprovação da Congregação da Escola (pedidos de substitutos, editais,
acordos/convênios, progressões/promoções docentes e de TAE's, seleções, etc) e tiverem manifesta urgência, mediante encaminhamento/contato efetuado pelas respectivas Chefias Imediatas e dos Departamentos.

- As reuniões setoriais e de Colegiados (Departamentos, Conselho Departamental e Congregação) são realizadas de forma remota, por meio de aplicativos eletrônicos.

- Serão suspensas as reuniões presenciais; as de rotina, planejamento e avaliação, deverão ser resolvidas remotamente, nos diferentes setores da ESS.

- Indica-se aos docentes, suspensão de todas as atividades já agendadas no Auditório e salas de reuniões na Unidade, assim como para novas solicitações.

SOBRE AS AULAS:

- Recomenda-se a suspensão de todas as aulas na Graduação e na Pós-Graduação. Essas só serão retomadas em caráter presencial quando cessarem as recomendações e/ou orientações de restrição ao convívio social.

- Entretanto, é conveniente que o(a)s professor(a)s se comuniquem com suas respectivas turmas, utilizando o sistema de e-mail do SIGA e por e-mail. Isto ajuda a diminuir o distanciamento social tanto do(a) professor(a) como do(a)s estudantes. É importante não deixar(em) o(a)s estudantes sem comunicação, reforçando o pertencimento à Universidade e à Escola de Serviço Social.

 

SOBRE BANCAS:

- Recomenda-se excepcionalmente nesse período, que bancas de Graduação e da Pós que estejam com prazos vencidos ou cujos discentes apresentem urgência para a colação de grau, conclusão da dissertação de mestrado ou de tese de doutorado, sejam realizadas na forma remota com o apoio da respectiva Coordenação.

*Para a realização de defesas de Qualificação, Dissertação e Tese, os docentes devem consultar a Resolução do CEPG nº 1 de 16/03/2020.

 

SOBRE AS ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR E EXTRA CURRICULAR:

- Recomenda a suspensão das atividades dos estagiários por tempo indeterminado. Lembra-se da exigência de efetivar a concomitância entre a supervisão acadêmica e o estágio supervisionado. As disciplinas de OTPs e o Estágio serão retomados tão logo se receba a recomendação de retorno das atividades acadêmicas, quando será divulgado o novo calendário.

 

SOBRE O TRABALHO REMOTO:


- Indica-se aos docentes que mantenham ativas:

• As atividades de pesquisa e extensão, como por exemplo: elaboração de projetos, inscrição nas plataformas da UFRJ, atualização do currículo lattes, sistematização de relatórios e artigos;

• As orientações de pesquisa extensão, TCC, dissertação e tese, indicando quais atividades não necessitam ser interrompidas e que poderão ocorrer por via remota. Especificamente às orientações de TCC já em andamento, indica-se que os encontros virtuais entre docentes e discentes possam ser mantidos com sistematicidade, quando em comum acordo identifique-se a disponibilidade de condições materiais e de saúde propícias a este tipo de comunicação.

- Indica-se, ainda, que os diferentes setores façam reuniões on-line, comunicação via e-mail e WhatsApp para acompanharem o trabalho de sistematização de documentos e políticas internas, conforme as sugestões listadas abaixo:

• Elaboração do manual de fluxos dos setores (o roteiro já enviado pela Direção para servir de parâmetro);
• Sistematização de alterações no Currículo Pleno da Graduação;
• Sistematização de proposta de uma Política de Extensão;
• Alterações na redação da Política de Estágio e de Trabalho de Conclusão de Curso para adaptação às mudanças aprovadas com a creditação da extensão no ano de 2019.

*Pede-se atenção diária aos seus e-mails e resoluções indicadas nos sites da ESS e UFRJ.

Por fim, indica-se que, no período de enfrentamento da pandemia, todos sigam as diretrizes de prevenção emanadas dos órgãos incumbidos de combate e prevenção de doenças e, em especial, às da Administração Superior da UFRJ.

Na atual conjuntura, reafirmamos o nosso compromisso à saúde pública como um direito humano universal. Reforçamos que a efetivação dos princípios da solidariedade e da cooperação local, comunitária, nacional e internacional serão fundamentais nas redes de apoio entre amigos, colegas e familiares, de maneira a enfrentarmos de forma responsável, serena e lúcida, os desafios comuns a todos e todas.

Conselho Diretor  e Chefias de Departamento da ESS/UFRJ.

31/03/2020.

 

Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240.

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