Na Pós-graduação a ESS/UFRJ oferece cursos stricto sensu e lato sensu.

Pós-graduação stricto sensu

Na pós-graduação stricto sensu, o programa registra 209 alunos regularmente matriculados, sendo 66 alunos no curso de Mestrado, e 143 no Curso de Doutorado. O Programa atua com compromisso nas diretrizes gerais da unidade, constante atualização interna e compromisso na garantia de continuidade da avaliação com nota 6 da CAPES.

A implantação da pós-graduação stricto sensu em Serviço Social no Brasil tem quatro décadas. Os cursos de mestrado pioneiros foram os da região sudeste: PUC-RJ e PUC-SP, em 1972, e UFRJ, em 1976. Portanto, o primeiro curso de pós-graduação em Serviço Social, em instituição pública de ensino superior, foi o da UFRJ, completando, em 2016, 40 anos de existência. O curso de Doutorado, iniciado em 1994, completa 22 anos de atividade. Ambos os cursos oferecem 25 vagas por ano, com uma média de 85% de ocupação.

Evolução do Número de Vagas nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu

2010 a 2016

tabela1.png

Fonte: Editais de seleção da PG- ESS/UFRJ

Evolução dos Ingressantes nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu

2010 a 2016

tabela2.png

Fonte: Diretoria Adjunta de Pós-Graduação/ESS/UFRJ

Pós-graduação lato sensu

A ESS/UFRJ iniciou sua participação na pós-graduação lato sensu no final dos anos 1990, quando foi criada a Coordenação de Pós-Graduação Lato Senso, organizando cursos e atividades, mas sem manter uma regularidade de oferta. A ESS/UFRJ tem como área prioritária de investimento no quadriênio 2016/2020 a ampliação de vagas nesta modalidade de ensino, assim como sua regularidade de oferta.

As Residências Multiprofissionais e em área profissional da saúde, foram criadas com a promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, e são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde, incluindo o Serviço Social (Resolução CNS nº 287/1998). A participação da escola vem aumentando nos Cursos de Residências Multiprofissionais participando de oito cursos, no período compreendido entre 2014-2015.

Desta forma, a ESS/UFRJ atualmente desenvolve os seguintes cursos/projetos:

1. Organização da participação da ESS/UFRJ junto as Residências Multiprofissionais no âmbito da UFRJ (CRM em Saúde da Criança e do Adolescente – IPPMG; CRM em Saúde Mental – IPUB; CRM em Saúde da Mulher e CRM em Saúde da Família e Comunidade – HESFA; CRM Integrada em Saúde: Doenças Transmissíveis, Clínica Cirúrgica e Clínica Média – HUCCF; e RM em Políticas de Gênero e Direitos Humanos – NEPP-DH).
  2. Coordenação e execução do Curso de Especialização “Políticas Públicas e Instituições Federais de Ensino Superior para Servidores Técnico-Administrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro” coma participação de docentes da da ESS/UFRJ e outras unidades acadêmicas da UFRJ, da UFF. O curso iniciou-se em 2016, com duração até 2017 e ofertou 50 vagas;
  3. Em fase de planejamento o Curso de Especialização em Serviço Social, uma vez que atualmente nenhuma outra instituição pública de ensino superior está ocupando essa área no município do Rio de Janeiro (a UERJ possui a Especialização na área da Saúde). As ofertas existentes se restringem às instituições privadas de ensino, com ênfase na modalidade à distância, que não reflete os anseios dos profissionais.

Relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (2016) – ESS/UFRJ

Nº de Vagas Oferecidas

Curso de Especialização em Serviço Social

Fase de elaboração