Evento comemorativo pelos 30 anos do Doutorado em Serviço Social da UFRJ
No segundo semestre de 1994, o Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFRJ lançou seu curso de Doutorado Acadêmico. É o primeiro curso de Doutorado em Serviço Social no Brasil em uma universidade pública, e é o fruto do trabalho de muitas professoras e professores que se lançaram nesta empreitada para formar novos quadros para a profissão. Hoje, plenamente consolidado e atuante, o PPGSS-UFRJ é referência para o Brasil e para a América Latina, possuindo também relações de cooperação com universidades ibero-americanas. No dia 3 de dezembro, professores e estudantes fizeram um evento para marcar os 30 anos do curso de Doutorado.
NOTA DA [CONGREGAÇÃO DA] ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRJ EM APOIO À PROFESSORA MARILDA IAMAMOTO
A Congregação da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) manifesta sua indignação e seu repúdio no que concerne ao inquérito administrativo impetrado contra a Professora Marilda Iamamoto pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A Professora Marilda Iamamoto, atualmente aposentada, foi Professora Titular de nossa Escola entre 1988 e 1997, ministrando disciplinas na Graduação e Pós-Graduação, formando novos quadros profissionais extremamente qualificados e comprometidos com a tradição da Teoria Crítica no Serviço Social.
Possui uma brilhante trajetória no Ensino Superior e uma vasta contribuição acadêmica no campo do Serviço Social, não apenas no Brasil, mas também na América Latina – sendo Professora Visitante no Chile, na Argentina, na Costa Rica e em Honduras. Com uma produção bibliográfica de largo fôlego, cujos principais títulos estão traduzidos para o espanhol, a Profª. Marilda Iamamoto foi a principal responsável pela desvinculação teórica da matriz conservadora no Serviço Social, a partir de sua obra seminal em conjunto com Raul de Carvalho, Relações Sociais e Serviço Social no Brasil – hoje de leitura obrigatória para a profissão.
Participante ativa de entidades da categoria no Brasil e no exterior, ajudou a construir as Diretrizes Curriculares do Serviço Social, concluída em 1996, época em que foi assessora da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). A partir deste documento, se ratifica o conjunto dos fundamentos necessários à formação de um perfil profissional crítico, competente e comprometido com valores emancipatórios tão necessários à nossa sociedade.
Pelo reconhecimento de sua carreira acadêmica e compromisso durante décadas com o Serviço Social, em 2018 a Profª. Marilda Iamamoto foi condecorada pela Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (AIETS) com o prêmio Katherine Kendall.
Toda esta brilhante e coerente trajetória sempre teve como fulcro a defesa intransigente dos direitos humanos e uma concepção humanista radical, o que está completamente na contramão das acusações que lhe são impetradas.
Desta forma, a Escola de Serviço Social e seu corpo docente juntam-se a tantas outras instituições de ensino e de representação profissional no repúdio ao ataque que a professora vem sofrendo e espera que tal situação seja brevemente resolvida a partir do arquivamento do processo movido contra a docente.
Rio de Janeiro, 05 de dezembro de 2024.
Congregação da Escola de Serviço Social/UFRJ
Nota do Departamento de Fundamentos do Serviço Social de solidariedade a professora Marilda Iamamoto
O Departamento de Fundamentos do Serviço Social da UFRJ, reunido no dia 02 de dezembro de 2024, manifesta sua solidariedade à professora aposentada do nosso departamento, Profa. Dra. Marilda Vilela Iamamoto, injustamente arrolada em inquérito administrativo que tramita no âmbito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
O objeto do referido inquérito versa sobre um direito conquistado a duras penas pela sociedade brasileira, que é o de reparação histórica das intensas violências vividas por trabalhadores e trabalhadoras durante o sombrio período da ditadura empresarial-militar no Brasil. Portanto, qualquer tentativa de desqualificar o gozo desse direito se transforma em um afronta aos direitos humanos, tão duramente conquistados em nosso país.
A Profa. Marilda Iamamoto deixou um legado único em nosso departamento, em nossa Escola, em nossa universidade, em nossa profissão e em nossa sociedade. Possui, portanto, toda a nossa solidariedade!
Eleição para chefia do DMTSS (02 e 03 de dezembro)
Prezada comunidade acadêmica da Escola de Serviço Social da UFRJ, saudações!
Confirmada nossa inscrição para a consulta/eleição da chefia do Departamento de Métodos e Técnicas em Serviço Social, queremos aqui apresentar nossa disponibilidade para o exercício dessa função no biênio 2025-2026.
Pretendemos, em conjunto com os/as trabalhadores da ESS e, da universidade de maneira geral, conduzir essa tarefa visando o fortalecimento da formação acadêmica em Serviço Social orientada pelos valores do Código de Ética do Assistente Social, os quais convergem com as lutas sociais que buscam a ampliação da democracia na universidade em seus diferentes espaços, políticas e relações humanas: um universidade pública, gratuita, democrática, laica, de qualidade, social e ambientalmente referenciada, comprometida com uma educação que não reproduza as opressões sociais, raciais, de gênero, capacitista, entre outras discriminações.
Muito objetivamente, nos colocamos à disposição do Departamento, para a realização de um trabalho colaborativo, em conjunto com todos os segmentos da nossa unidade acadêmica.
A votação será na modalidade presencial, nos dias:
02 de dezembro de 2024, das 17h30min às 21h.
03 de dezembro de 2024, das 9h20min às 13h20min.
Contamos com a contribuição de todes!
Saudações universitárias!
Profa. Elaine Martins Moreira
Prof. Marcos Paulo Oliveira Botelho
Rio de Janeiro, 28 de novembro de 2024.
Prorrogação das eleições de chefia do DFSS
INFORME IMPORTANTE!
Informamos que a consulta pública para as eleições da chefia do Departamento de Fundamentos do Serviço Social foi prorrogada para até a próxima quinta-feira, dia 28 de novembro, às 21h00. A apuração será realizada dia 29 de novembro até 12h00. O prazo para interposição de recursos continua o mesmo.
Em breve será enviado aos/às estudantes um e-mail com o Código de Votação (voter) e a senha (login) para a votação da consulta.
Comissão Eleitoral para a chefia do Departamento de Fundamentos
Chefia do Departamento de Fundamentos