As disciplinas de graduação operadas pelo Departamento de Métodos e Técnicas do Serviço Social cobrem as três áreas que fundamentam a formação em Serviço Social de modo diferenciado. Seu ponto de partida concentra um leque de disciplinas, em sua maioria, das áreas de fundamentos teórico-metodológicos da vida social e da formação social brasileira que, essencialmente, buscam capturar os processos e movimentos da vida social. Do rol de disciplinas que compõe o currículo da ESS/UFRJ pelas quais responde o Departamento espera-se, através delas, contribuir para que o aluno possa, de um modo geral, apreender a constituição e o desenvolvimento da sociedade burguesa e da sua particularidade na formação social brasileira, além da área de ação profissional, a qual deve estar finamente articulada a estas determinações mais gerais da compreensão da profissão, em todas as disciplinas.
Isso se faz através das disciplinas de Trabalho e Questão Social; Estado, Classes e Movimentos Sociais; Antropologia social e Serviço Social; Direitos Humanos no Brasil; Identidades Culturais e Serviço Social no Brasil; Psicologia social e Serviço Social; Pesquisa Social e Serviço Social; Análise de Indicadores Sociais para o Serviço Social; Questão de Gênero; Desenvolvimento de Comunidade; Introdução ao trabalho científico no Serviço Social; Técnicas de Intervenção Social; Orientação e Treinamento Profissional; Prática Profissional; Núcleos Temáticos e Oficinas Temáticas; dentre outras.
Métodos e Técnicas do Serviço Social
Profa. Glaúcia Lelis Alves (Chefe)
Profa. Aline Caldeira Lopes (Substituta)
Email: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.