Boas Vindas aos Docentes
A Escola de Serviço Social da UFRJ deseja boas-vindas as/os novas/os professores que trabalharão conosco a partir deste semestre!
Profs. Gênesis de Oliveira Pereira e Mably Jane Trindade Tenenblat aprovados no mais recente concurso do Departamento de Fundamentos, prof. Rafael Barros Vieira - convocado para a vaga enviada pela UFRN com a redistribuição do Prof. Marcelo Braz -, a/os profs. aprovados em Processo Seletivo Público para Contratação Temporária de Pessoal: Daniel Campos, Israel Silva e Rejane Carolina Hoeveler.
Estamos muito felizes em ter vocês aqui conosco nesse semestre, desejando-lhes sucesso na jornada que ora iniciam!
Professor Gênesis de Oliveira Pereira
Departamento de Fundamentos
Disciplina: Ética e Serviço Social, Serviço Social IV e OTP I
Levantamento sobre acessos a periódicos científicos
O Setor de Publicações e Coleta de Dados da ESS-UFRJ convida todas e todos a participar desta pesquisa, que nos ajudará na elaboração do novo projeto gráfico editorial para a Revista Praia Vermelha.
O questionário pode ser respondido em cerca de dois minutos e a participação de cada um é muito importante para nós. Clique aqui para acessar o questionário.
Você pode enviar a sua resposta até o dia 30 de março de 2020. Participe!
Sua identificação não é obrigatória, mas os que informarem nome e e-mail participarão de um sorteio cujo vencedor irá receber em sua residência, a sua escolha, os seis volumes da Coleção Carlos Nelson Coutinho OU os cinco últimos números da Revista Praia Vermelha.
Para participar do sorteio também é preciso estar cadastrado na plataforma da Revista Praia Vermelha. Ainda não se cadastrou? Acesse aqui e cadastre-se agora mesmo, é rápido.
Obs.: O envio dos volumes da coleção ou exemplares da revista ao vencedor do sorteio, dentro do território nacional, será feito somente após o término do período de distanciamento social contra o covid-19.
Manifestação da Direção da ESS/UFRJ - 18/03/2020
Nota ESS 16 mar 2020
Comunicado do Conselho Diretor da Escola de Serviço Social
Considerando as Diretrizes de Contingência no Âmbito da UFRJ e Notas de nossa Reitoria, o Decreto do Governo do Estado nº 46.966/2020, as recomendações da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e dos Ministérios da Educação e da Saúde, que visam conter o avanço do vírus COVID-19, o Conselho Diretor da Escola de Serviço Social deliberou, em reunião realizada no dia 16/03, pelos encaminhamentos a serem adotados até o dia 29 de março:
SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA:
Considerando a restrição de funcionamento administrativo em toda universidade, serão atendidas apenas as demandas urgentes. A partir desta terça-feira, dia 17/03, até 29/03, os atendimentos serão iniciados de forma remota, mediante mensagem a ser enviada para os e-mails dos respectivos setores (ver lista abaixo) desta Unidade sempre com cópia para direçãEsta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. e Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., com o assunto “atendimento urgente”.
- Coordenações Gerais e Direção:
1. Direção da ESS: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. - Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Miriam Krenzinger: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Elaine Moreira: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
2. Coordenação de Graduação: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Secretaria de graduação: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Tatiana Brettas: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
3. Coordenação de Pós-Graduação: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. - Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Mavi Rodrigues: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Joana Garcia: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. - Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
4. Coordenação de Estágio: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Marcos Botelho: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
5. Coordenação de Extensão: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Luis Acosta: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
6. Coordenação de Capacitação Continuada: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Rachel Gouveia: prof.Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Para maior detalhamento dos contatos, acessar o site da unidade: www.ess.ufrj.br
Para os casos necessários e emergenciais iniciados e agendados previamente, será realizado plantão a ser gerenciado pela Direção da ESS. O ambiente deverá ser ventilado, com portas e janelas abertas e mantida a distância de 2 metros entre os presentes no plantão.
Estarão dispensados de qualquer atividade emergencial/presencial, todos/as os/as servidores/as públicos/as (no âmbito desta Unidade) que hoje tenham 60 (sessenta) nos ou mais de idade, ou que tenham filhos/filhas até 10 (dez) anos, e/ou que morem com familiares idosos ou sejam portadores de doenças crônicas e considerados grupo de maior risco.
SOBRE DELIBERAÇÕES E REUNIÕES DE TRABALHO:
- A Direção da ESS indicará a aprovação Ad Referendum de processos administrativos das Unidade que exijam aprovação da Congregação da Escola (pedidos de substitutos, editais, acordos/convênios, progressões/promoções docentes e de TAE's, seleções, etc) e tiverem manifesta urgência, mediante encaminhamento/contato efetuado pelas respectivas Chefias Imediatas e dos Departamentos.
- Serão suspensas as reuniões presenciais; as de rotina, planejamento e avaliação, deverão ser resolvidas remotamente, nos diferentes setores da ESS.
- Indica-se aos docentes, suspensão de todas as atividades já agendadas no Auditório e salas de reuniões na Unidade, assim como para novas solicitações.
SOBRE AS AULAS:
- Recomenda-se a suspensão de todas as aulas na Graduação e na Pós-Graduação. Essas só serão retomadas em caráter presencial quando cessarem as recomendações/orientações de restrição ao convívio social.
- Entretanto, é conveniente que o(a)s professor(a)s se comuniquem com suas respectivas turmas, utilizando o sistema de e-mail do SIGA e por e-mail. Isto ajuda a diminuir o distanciamento social tanto do(a) professor(a) como do(a)s estudantes. É importante não deixar(em) o(a)s estudantes sem comunicação, reforçando o pertencimento à Universidade e à Escola de Serviço Social.
SOBRE BANCAS:
- Recomenda-se - excepcionalmente nesse período, que bancas de Graduação e da Pós que estejam com prazos vencidos ou cujos discentes apresentem urgência para a colação de grau, conclusão da dissertação de mestrado ou de tese de doutorado, sejam realizadas na forma remota com o apoio da respectiva Coordenação.
* Para a realização de defesas de Qualificação, Dissertação e Tese, os docentes devem consultar a Resolução do CEPG nº 1 de 16/03/2020.
SOBRE AS ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR E EXTRA CURRICULAR:
- Face a suspensão das aulas de Orientação e Treinamento Profissional (OTP), recomenda-se aos discentes, às instituições conveniadas e supervisoras (es) de campo, que adiem o início do estágio ou suspendam as atividades dos estagiários até 29 de março. Lembramos da exigência de se efetivar a concomitância entre a supervisão acadêmica e o estágio supervisionado.
SOBRE O TRABALHO REMOTO:
- Indica-se aos docentes que mantenham ativas:
- as atividades de pesquisa e extensão, como por exemplo: elaboração de projetos, inscrição nas plataformas da UFRJ, atualização do currículo lattes, sistematização de relatórios e artigos;
- as orientações de pesquisa extensão, TCC, dissertação e tese, indicando quais atividades não necessitam ser interrompidas e que poderão ocorrer por via remota.
- Indica-se, ainda, que os diferentes setores façam reuniões on-line, via e-mail e WhatsApp para acompanharem o trabalho de sistematização de documentos e políticas internas, conforme as sugestões listadas abaixo:
- Elaboração do manual de fluxos dos setores (o roteiro será enviado pela Direção para servir de parâmetro);
- Sistematização de alterações no Currículo Pleno da Graduação;
- Sistematização de proposta de uma Política de Extensão;
- Alterações na redação da Política de Estágio e de Trabalho de Conclusão de Curso para adaptação às mudanças aprovadas com a creditação da extensão no ano de 2019.
Pede-se atenção diária aos seus e-mails e resoluções indicadas nos sites da ESS e UFRJ.
Por fim, indica-se que, no período de enfrentamento da pandemia, todos sigam as diretrizes de prevenção emanadas dos órgãos incumbidos de combate e prevenção de doenças e, em especial, às da Administração Superior da UFRJ.
Na atual conjuntura, reafirmamos o nosso compromisso à saúde pública como um direito humano universal. Reforçamos que a efetivação dos princípios da solidariedade e da cooperação local, comunitária, nacional e internacional serão fundamentais nas redes de apoio entre amigos, colegas e familiares, de maneira a enfrentarmos de forma responsável, serena e lúcida, os desafios comuns a todos e todas.
Conselho Diretor da ESS/UFRJ.
16/03/2020.