TCC (normas e kit)
TCC (NORMAS E KIT)
Manual para elaboração e normalizaçao de trabalhos acadêmicos a partir de 2022 elaborado pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ - esse é o seu guia sobre a formatação técnica (ABNT) do seu TCC conforme as exigências da biblioteca da UFRJ.
Clique aqui para acessar o site da Biblioteca do CFCH e ter acesso a mais informações.
- 1. NORMAS E ORIENTAÇÕES TCC
O que é o TCC e como a Comissão de TCC pode te auxiliar
Veja aqui o tema que cada docente da ESS trabalha em orientação de TCC
Normas da ESS para o TCC até 2022.
Normas de Formatação para TCC ABNT UFRJ até 2022
As NORMAS DA ESS PARA O TCC até 2022 podem ser utilizadas para tirar dúvidas sobre as diferenças entre TCC I e TCC II, sobre a banca, a quantidade de páginas do TCC etc.
Antes mesmo de iniciar a escrita de seu TCC é fundamental que leia as duas Normas. A lista de áreas de estudos de docentes da ESS está no mesmo link da Grade horária, assim poderá refletir sobre possíveis orientadores(as).
Não conseguiu contato com nenhum(a) orientador(a) e precisa fazer TCC I no próximo período? Fale com a Comissão de TCC: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..
Ainda em dúvida sobre orientador(a)? Consulte a lista de áreas de estudos das(os) docentes da ESS-UFRJ.
- 2. SOLICITAÇÃO DE DEFESA DO TCC - ESTUDANTE
Antes do(a) estudante realizar o agendamento, deverá confirmar com seu/sua orientador(a) a realização da banca.
Vale ressaltar que as defesas de TCC deverão ser agendadas com ao menos 15 dias de antecedência através do SOLICITAÇÕES DIVERSAS: https://forms.gle/dR9hrBEbacHdvK1G6.
*Atenção ao recesso de final de ano.
Excepcionalmente em 2022, por meio da Resolução CEG 27/2022, o Conselho autorizou as defesas a se realizarem ainda de forma remota, desde que houvesse ampla divulgação visando sua publicidade.
Em 2023 a resolução CEG 27/2022 foi revogada pela resolução CEG 188/2023
3- ENTREGA DO TCC
A partir de 2023/1, seguindo as normas que constam no Manual para Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos (pág 21/22) elaborado pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ, é necessário incluir nos elementos pré-textuais da versão final do trabalho a ATA DE APROVAÇÃO com assinatura da banca e orientador.
https://drive.google.com/file/d/1WwXcjugPpsWWs8Vo6UWltWHLi9l2l6R0/view>>
A VERSÃO FINAL DO TCC deve ser encaminhada ao e-mail (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.), com cópia para o(a) orientador/a. A versão final aprovada do TCC deve estar em formato pdf, com o trabalho na íntegra, incluindo a ATA de aprovação da banca (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais) em um único arquivo;
A entrega do TCC nos prazos estabelecidos pela ESS-UFRJ é condição para colação de grau!
KIT TCC PARA PROFESSORAS(ES)
O(a) professor(a) orientador(a) é responsável pelo preenchimento, e envio à Secretaria de Graduação, de alguns documentos após a banca de TCC (RCS, ATA e AGF*). Mas antes de baixar os documentos, leia atentamente os itens abaixo:
1 - Ao programar a banca de TCC auxilie seu orientando(a) a preencher o formulário de solicitação de defesa e assine. O(a) orientando(a) localizará o passo a passo aqui: http://ess.ufrj.br/index.php/tcc-normas-e-kit
2 - Convidamos orientadores que observem TCCs de destaque e que em comum acordo com orientando(a), realize a transmissão da defesa de TCC pelo Canal de Youtube da ESS-UFRJ. Além de transparência pública à defesa, essa é a chance de oferecer aos estudantes a oportunidade de aprender com as defesas. Para realizar a transmissão é necessário fazer contato com Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. e solicitar apoio do servidor Hermano, com antecedência.
3 - Após a realização da banca, solicitamos que docentes enviem os documentos da banca (RCS, ATA e AGF*) assinados até 5 dias depois e num único e-mail à Secretaria. Assim, a Secretaria pode organizar as informações para a emissão das declarações de participação que estão sendo solicitadas; *AGFs são necessárias se a defesa ocorrer após o fim do período letivo.
4 - Verifique os documentos e formulários necessários para preenchimento (RCS, ATA e AGF*) e, em caso de dúvida, busque informação com a secretaria antes do preenchimento (principalmente AGF, sobre segmento e operação a ser realizada). Você poderá localizar este KIT TCC, logo abaixo.
5 - Confirme com o(a) orientando(a) se ele(a) já encaminhou os comprovantes de atividades complementares à Comissão de Horas Extracurriculares e se já sabem os procedimentos para a colação de grau. Sobretudo, se o estudante já está planejando participar de seleções de mestrado, concursos, residência e seleções em geral. Lembrando que colações tem datas fixas. A colação pode ser antecipada sob justificativa, mas exige pelo menos 7 dias para ocorrer. O passo a passo para solicitar a colação antecipada está neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1HjQf-3aoMXGbODqu1NhIn14hWCA99tEt?usp=sharing
Para quem pretende colar grau coletivamente, o passo a passo para solicitar colação de grau: http://ess.ufrj.br/index.php/colacao-de-grau-e-diploma
Abaixo os documentos que compõem o KIT TCC. É importante que o(a) docente envie todos em um só e-mail para a Secretaria Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..
KIT TCC (PARA DOCENTES)
1- ATA da Banca
3- Para a realização da defesa do TCC, na modalidade remota, é necessário o preenchimento de formulário, conforme Resolução CEG 02/2020
4- AGF de TCC II (caso a nota ainda não tenha sido lançada no SIGA e o lançamento esteja encerrado)
Docentes Solicitações
Declaração de disciplinas ministradas e disciplinas em andamento para fins de progressão e promoção
Não há necessidade de declaração para comprovar as disciplinas ministradas por docentes. Basta a apresentação dos diários de turmas dos respectivos períodos. Os diários podem ser emitidos diretamente pelo SIGA. Veja como emitir sua comprovação de carga horária de ensino clicando aqui.
Participação em Comissão de Graduação - portaria de nomeação da comissão publicada no BUFRJ.
Declarações para docentes fornecidas pela secretaria de graduação que poderão ser solicitadas através do e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. :
1 – Orientação, participação e presidência de banca de TCC
2 - Monitoria (Bolsista e voluntária)
Outras solicitações consultar seu departamento.
KIT TCC PARA PROFESSORAS(ES)
O(a) professor(a) orientador(a) é responsável pelo preenchimento, e envio à Secretaria de Graduação, dos seguintes formulários. Após a banca, APENAS o(a) professor(a) orientador(a) poderá preencher e enviar os documentos abaixo, com exceção do formulário 3, sobre defesa remota:
1- ATA da Banca- Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1lEW-6cyoIozMLukzvCxz4A2MtnQl_IGK/view?usp=sharing
2- Formulário único de RCS- Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1YAFy74J-hgW7Th8CkEqMiAOdm6BhmfnX/view?usp=sharing
3- Para a realização da defesa do TCC, na modalidade remota, é necessário o preenchimento de formulário, conforme Resolução CEG 02/2020, disponível em: https://drive.google.com/file/d/12b4kmLMG4FBGx7odOmVpR_96yi3Rjnkt/view?usp=sharing
4- AGF de TCC II (caso a nota ainda não tenha sido lançada no SIGA e o lançamento esteja encerrado)- Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1iZEV1-6gGoGwrgvAdijmhHiTf1bjcee9/view?usp=sharing
Comunicado Congregação - 01 março 21
A Direção da Escola de Serviço Social submeteu à Congregação ordinária do mês de fevereiro, a proposta de transmissão ao vivo das sessões deste Colegiado por meio do canal ESS no YouTube.
A iniciativa atende a uma demanda do movimento estudantil – colocada ainda no ano de 2020 para a Direção -, como medida de garantia do caráter público das sessões, conforme indica o Regimento Interno da Unidade.
As sessões ordinárias ocorrem sempre na última quinta-feira do mês, às 14:00 horas; as extraordinárias não têm data definida.
Acolhida a proposta, ambas agora serão transmitidas ao vivo e depois arquivadas em pasta privada no interior do canal.
Aproveitando a oportunidade, convidamos todos e todas a se inscreverem no respectivo canal: https://youtube.com/channel/UCCnPNZ5gChssnp1mxp9VFGw
Se desejarem, "ativem o sininho" para receberem um lembrete a cada vídeo novo.
Rio de Janeiro, 1º de março de 2021.
Direção da ESS/UFRJ.