Na última terça-feira, dia 19 de julho de 2022 a Coordenação de Estágio realizou uma Oficina sobre Estágio Supervisionado no auditório da ESS-UFRJ.

A atividade foi direcionada a estudantes inscritos das disciplinas de Ética Profissional do atual período letivo (2022.1), porém também foi aberta a demais discentes que já cursaram a disciplina nos semestres anteriores.  A oficina foi voltada para socialização de informações sobre questões que atravessam o universo do estágio, a importância de inscrição no mural on line da ESS e como participar de processos seletivos.

O encontro foi organizado pela equipe da CEE, contando com a participação da Profª Débora Holanda, Assistente Social Fernanda Rodrigues e os estagiários da CEE, Breno Bader, Karine Barbosa, Lívia Vilar e Suzana Bastos. Antes da atividade, foi elaborado um formulário para entender o perfil e as demandas dos estudantes que irão ingressar nos campos de estágio.

Foto 1

Os estudantes ganharam certificado pela participação na atividade.

 

Ao longo da atividade, os estudantes puderam dialogar com a equipe da Coordenação e participaram de sorteio com recebimento de diversos livros com temáticas do Serviço Social. Ao final da Oficina, os estudantes receberam ainda um certificado de participação para contabilizar horas extracurriculares.

Foto 2

Entrevista do estudante Jean Hugo Carvalho Lau do 5° Período de graduação em Serviço Social.

 

Segundo Jean, a reunião com a turma de ética “De certo modo foi importante demais, porque eu estava mega perdido em questões relacionadas a estágio. Confesso que o fantasma do "não tem vaga de estágio" que é dito nos corredores me assombrou e foi significativo saber que a Escola oferece apoio e ajuda para gente nos guiarmos, não nos deixa desamparado e nos mostra que existe sim estágios em várias áreas. Eu pensava que nós tínhamos que procurar por conta própria. Acho singular esse cuidado que a Escola tem em ofertar as vagas no "mural de Estágio", sem tirar nossa autonomia em decidir por onde trilhar e ainda permite que possamos procurar outras vagas por fora do mural, e mesmo assim nos ampara e nos auxilia em como fazer valer como carga horária obrigatória. Acho importante também, socializar ainda mais a existência do mural de estágios para es alunes desde o início da graduação, pois muites nem sabem que existe. No geralzão, foi importante saber de todo o cuidado e amparo para não ficarmos perdides.”

Para o próximo período esperamos que mais estudantes participem das reuniões para propiciar uma troca maior entre o corpo discente da graduação e a equipe da Coordenação de Estágio e que mais vagas sejam abertas visando diminuição das demandas que se intensificaram com o período pandêmico.

 

Texto produzido por Breno Bader

Karine Barbosa

Estudantes de Serviço Social da UFRJ

e Estagiários da Coordenação de Estágio

 

Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240.

UFRJ Escola de Serviço Social - ESS
Desenvolvido por: TIC/UFRJ