Nos dias 17 e 18 de junho de 2019, a Escola de Serviço Social da UFRJ, através da Professora e Diretora Miriam Krenzinger, participou do Seminário "Educação é Proteção contra a Violência", no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo refletir sobre a educação como estratégia fundamental de proteção da vida e prevenção de diferentes tipos de violências contra crianças e adolescentes.
No primeiro dia do Seminário, foi apresentado um cenário da educação como prevenção das violências, reunindo dados e recomendações sobre como o Brasil pode avançar na implementação de uma agenda de proteção, tendo a educação como catalisadora da rede intersetorial de garantia de direitos de crianças e adolescentes.
No segundo dia, foi discutido o enfrentamento da exclusão escolar – uma violação de direitos que atinge mais de 2,8 milhões de crianças e adolescentes no Brasil (Pnad/IBGE, 2015). Foi apresentado estratégia "Busca Ativa Escolar" proposta pelo UNICEF, que está sendo implementada em diversos municípios do Rio de Janeiro.
O seminário contou com mais de 600 participantes dentre gestores, técnicos, pesquisadores, lideranças sociais.