Na última terça-feira, dia 19 de julho de 2022 a Coordenação de Estágio realizou uma Oficina sobre Estágio Supervisionado no auditório da ESS-UFRJ.
A atividade foi direcionada a estudantes inscritos das disciplinas de Ética Profissional do atual período letivo (2022.1), porém também foi aberta a demais discentes que já cursaram a disciplina nos semestres anteriores. A oficina foi voltada para socialização de informações sobre questões que atravessam o universo do estágio, a importância de inscrição no mural on line da ESS e como participar de processos seletivos.
O encontro foi organizado pela equipe da CEE, contando com a participação da Profª Débora Holanda, Assistente Social Fernanda Rodrigues e os estagiários da CEE, Breno Bader, Karine Barbosa, Lívia Vilar e Suzana Bastos. Antes da atividade, foi elaborado um formulário para entender o perfil e as demandas dos estudantes que irão ingressar nos campos de estágio.
Os estudantes ganharam certificado pela participação na atividade.
Ao longo da atividade, os estudantes puderam dialogar com a equipe da Coordenação e participaram de sorteio com recebimento de diversos livros com temáticas do Serviço Social. Ao final da Oficina, os estudantes receberam ainda um certificado de participação para contabilizar horas extracurriculares.
Entrevista do estudante Jean Hugo Carvalho Lau do 5° Período de graduação em Serviço Social.
Segundo Jean, a reunião com a turma de ética “De certo modo foi importante demais, porque eu estava mega perdido em questões relacionadas a estágio. Confesso que o fantasma do "não tem vaga de estágio" que é dito nos corredores me assombrou e foi significativo saber que a Escola oferece apoio e ajuda para gente nos guiarmos, não nos deixa desamparado e nos mostra que existe sim estágios em várias áreas. Eu pensava que nós tínhamos que procurar por conta própria. Acho singular esse cuidado que a Escola tem em ofertar as vagas no "mural de Estágio", sem tirar nossa autonomia em decidir por onde trilhar e ainda permite que possamos procurar outras vagas por fora do mural, e mesmo assim nos ampara e nos auxilia em como fazer valer como carga horária obrigatória. Acho importante também, socializar ainda mais a existência do mural de estágios para es alunes desde o início da graduação, pois muites nem sabem que existe. No geralzão, foi importante saber de todo o cuidado e amparo para não ficarmos perdides.”
Para o próximo período esperamos que mais estudantes participem das reuniões para propiciar uma troca maior entre o corpo discente da graduação e a equipe da Coordenação de Estágio e que mais vagas sejam abertas visando diminuição das demandas que se intensificaram com o período pandêmico.
Texto produzido por Breno Bader
Karine Barbosa
Estudantes de Serviço Social da UFRJ
e Estagiários da Coordenação de Estágio