Logo ESS

Comunicado do Conselho Diretor da Escola de Serviço Social

Considerando as Diretrizes de Contingência no Âmbito da UFRJ e Notas de nossa Reitoria, o Decreto do Governo do Estado nº 46.966/2020, as recomendações da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e dos Ministérios da Educação e da Saúde, que visam conter o avanço do vírus COVID-19, o Conselho Diretor da Escola de Serviço Social deliberou, em reunião realizada no dia 16/03, pelos encaminhamentos a serem adotados até o dia 29 de março:

 

SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA:

Considerando a restrição de funcionamento administrativo em toda universidade, serão atendidas apenas as demandas urgentes. A partir desta terça-feira, dia 17/03, até 29/03, os atendimentos serão iniciados de forma remota, mediante mensagem a ser enviada para os e-mails dos respectivos setores (ver lista abaixo) desta Unidade sempre com cópia para direçãThis email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., com o assunto “atendimento urgente”.

 

- Coordenações Gerais e Direção:

1. Direção da ESS: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Miriam Krenzinger: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Elaine Moreira: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

2. Coordenação de Graduação: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Secretaria de graduação: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Tatiana Brettas: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

3. Coordenação de Pós-Graduação: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Mavi Rodrigues: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Joana Garcia: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

4. Coordenação de Estágio: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Marcos Botelho: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

5. Coordenação de Extensão: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Luis Acosta: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

6. Coordenação de Capacitação Continuada: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Rachel Gouveia: prof.This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Para maior detalhamento dos contatos, acessar o site da unidade: www.ess.ufrj.br

Para os casos necessários e emergenciais iniciados e agendados previamente, será realizado plantão a ser gerenciado pela Direção da ESS. O ambiente deverá ser ventilado, com portas e janelas abertas e mantida a distância de 2 metros entre os presentes no plantão.

 

Estarão dispensados de qualquer atividade emergencial/presencial, todos/as os/as servidores/as públicos/as (no âmbito desta Unidade) que hoje tenham 60 (sessenta) nos ou mais de idade, ou que tenham filhos/filhas até 10 (dez) anos, e/ou que morem com familiares idosos ou sejam portadores de doenças crônicas e considerados grupo de maior risco.

 

SOBRE DELIBERAÇÕES E REUNIÕES DE TRABALHO:

- A Direção da ESS indicará a aprovação Ad Referendum de processos administrativos das Unidade que exijam aprovação da Congregação da Escola (pedidos de substitutos, editais, acordos/convênios, progressões/promoções docentes e de TAE's, seleções, etc) e tiverem manifesta urgência, mediante encaminhamento/contato efetuado pelas respectivas Chefias Imediatas e dos Departamentos.

- Serão suspensas as reuniões presenciais; as de rotina, planejamento e avaliação, deverão ser resolvidas remotamente, nos diferentes setores da ESS.

- Indica-se aos docentes, suspensão de todas as atividades já agendadas no Auditório e salas de reuniões na Unidade, assim como para novas solicitações.

 

SOBRE AS AULAS:

- Recomenda-se a suspensão de todas as aulas na Graduação e na Pós-Graduação. Essas só serão retomadas em caráter presencial quando cessarem as recomendações/orientações de restrição ao convívio social.

- Entretanto, é conveniente que o(a)s professor(a)s se comuniquem com suas respectivas turmas, utilizando o sistema de e-mail do SIGA e por e-mail. Isto ajuda a diminuir o distanciamento social tanto do(a) professor(a) como do(a)s estudantes. É importante não deixar(em) o(a)s estudantes sem comunicação, reforçando o pertencimento à Universidade e à Escola de Serviço Social.

 

SOBRE BANCAS:

- Recomenda-se - excepcionalmente nesse período, que bancas de Graduação e da Pós que estejam com prazos vencidos ou cujos discentes apresentem urgência para a colação de grau, conclusão da dissertação de mestrado ou de tese de doutorado, sejam realizadas na forma remota com o apoio da respectiva Coordenação.

* Para a realização de defesas de Qualificação, Dissertação e Tese, os docentes devem consultar a Resolução do CEPG nº 1 de 16/03/2020.

 

SOBRE AS ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR E EXTRA CURRICULAR:

- Face a suspensão das aulas de Orientação e Treinamento Profissional (OTP), recomenda-se aos discentes, às instituições conveniadas e supervisoras (es) de campo, que adiem o início do estágio ou suspendam as atividades dos estagiários até 29 de março. Lembramos da exigência de se efetivar a concomitância entre a supervisão acadêmica e o estágio supervisionado.

 

SOBRE O TRABALHO REMOTO:

- Indica-se aos docentes que mantenham ativas:

  • as atividades de pesquisa e extensão, como por exemplo: elaboração de projetos, inscrição nas plataformas da UFRJ, atualização do currículo lattes, sistematização de relatórios e artigos;
  • as orientações de pesquisa extensão, TCC, dissertação e tese, indicando quais atividades não necessitam ser interrompidas e que poderão ocorrer por via remota.

 

- Indica-se, ainda, que os diferentes setores façam reuniões on-line, via e-mail e WhatsApp para acompanharem o trabalho de sistematização de documentos e políticas internas, conforme as sugestões listadas abaixo:

  • Elaboração do manual de fluxos dos setores (o roteiro será enviado pela Direção para servir de parâmetro);
  • Sistematização de alterações no Currículo Pleno da Graduação;
  • Sistematização de proposta de uma Política de Extensão;
  • Alterações na redação da Política de Estágio e de Trabalho de Conclusão de Curso para adaptação às mudanças aprovadas com a creditação da extensão no ano de 2019.

 

Pede-se atenção diária aos seus e-mails e resoluções indicadas nos sites da ESS e UFRJ.

 

Por fim, indica-se que, no período de enfrentamento da pandemia, todos sigam as diretrizes de prevenção emanadas dos órgãos incumbidos de combate e prevenção de doenças e, em especial, às da Administração Superior da UFRJ.

 

Na atual conjuntura, reafirmamos o nosso compromisso à saúde pública como um direito humano universal. Reforçamos que a efetivação dos princípios da solidariedade e da cooperação local, comunitária, nacional e internacional serão fundamentais nas redes de apoio entre amigos, colegas e familiares, de maneira a enfrentarmos de forma responsável, serena e lúcida, os desafios comuns a todos e todas.

 

Conselho Diretor da ESS/UFRJ.

16/03/2020.

 

Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240.

UFRJ Escola de Serviço Social - ESS
Desenvolvido por: TIC/UFRJ