CARD Dia do AS maio 2024

Prezadas/os,

A Direção da Escola de Serviço Social da UFRJ saúda as/os assistentes sociais pelo dia de hoje!!!

Agradecemos a dedicação, força e resistência na construção de caminhos, ainda urgentes e necessários para a garantia de acesso pleno a direitos sociais para todas as pessoas.

Recebam o nosso abraço fraterno.

Cordialmente,

Professora Ana Izabel Moura de Carvalho e Professor Guilherme Silva de Almeida.

Maio Anti

"Odò nigbagbogbo n gba ojo"

(O rio sempre acolhe a chuva)

Aforismo africano

O Maio Antimanicomial, Antirracista e Anticapacitista visa geral democratizar as lutas das pessoas com sofrimento/adoecimento psíquico pelo direito à cidade e ao cuidado/autocuidado em liberdade numa sociedade antirracista e anticapacitista. Visa a interação dialógica dos saberes das áreas da saúde, educação e assistência social. Pretende a partir das realizações de ações dialogadas, expositivas, informacionais e culturais sobre as ações da rede de atenção psicossocial para a construção do cuidado.

✅AGENDA DIA 14/05 MANHÃ Auditório da ESS/UFRJ -Abertura do Maio antimanicomial, antirracista e anticapacitista 9h às 12h - Aula aberta sobre saúde mental, álcool e outras drogas do núcleo temático coordenado pela Prof.Rita Cavalcante (ESS/UFRJ), Bruno Lopes (RAPS) e Adriana Pereira (RAPS) com o Projeto Transversões (ESS/UFRJ) e participação de usuários e trabalhadores da Raps, e Francisco Carlos (Nemla)

TARDE 14 h às 16 h - Tenda (em frente ao aulário, campus praia vermelha). Atividade com o coletivo dona Ivone Lara: 14 às 14:20 -Abertura e Apresentação do Coletivo. 14:20 às 15:00 - Aula Aberta: LIMA BARRETO, hospício antigo da Praia Vermelha: reflexões entre a luta antimanicomial e antirracista na história do presente (Professor Rogério/UFRJ) 15:10 às 15:40 - Professor Guilherme/UFRJ (A prisão de desajustados). 15:40 - Debates, 15:40 às 16h. Mediação: Julia Vieira (Mestranda FIOCRUZ - Frente Estamira)

✅AGENDA 15/06 MANHÃ Tenda (em frente ao aulario) programação de oficinas antimanicomiais, antirracistas e anticapacitistas em articulação com o IPUB, ESS (extensão) e CAFS.

✅AGENDA DIA 16/05 SARAU com poesias e músicas no Austerius (CAFS) e oficina de cartazes para o ato da luta antimanicomial dia 17/05 às 11h no Centro da Cidade - Cinelândia

Abuso e Exploracao

O Observatório dos Conselhos, convida toda a comunidade para a Mesa com o tema: Abuso e Exploração Sexual de adolescentes: desafios para a intervenção interdisciplinar.

A mesa será coordenada pelo Prof.Alan Loiola (PUC/SP) e pela Dra. Eufrásia Maria Souza das Virgens (Defensoria Pública/Comissão Revisão do Plano Estadual de Violência Sexual/CEDCA, com mediação do mestrando João Victor Cardoso (ESS/UFRJ).

O evento acontecerá no dia 16/05, às 18.30h, no auditório da Escola de Serviço Social, Praia Vermelha.

A atividade de soma à Campanha Faça Bonito visando a mobilização da sociedade em torno na campanha do dia 18 de maio, contra a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Saiba mais sobre a Campanha #FaçaBonito e sobre a Mesa nos canais do Observatório:

Instagram: @observatoriodosconselhos ou https://www.instagram.com/p/C6wPToQLKnM/

Site: https://www.observatoriosdosconselhos.org/eventos

Evento com emissão de certificado!

Desova

Essa é uma atividade organizada pela professora Vanessa Saraiva, no âmbito da disciplina Relações étnico-raciais e Serviço Social no Brasil. Desova trata do desaparecimento forçado na região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, a Quiprocó Filmes apresenta o seu novo documentário em curta-metragem, “Desova”, que tem roteiro, direção e direção de fotografia de Laís Dantas. O filme busca compreender as dinâmicas do desaparecimento forçado de pessoas, que incluem técnicas do Estado de desaparecer corpos, além de abordar como as mães e familiares das vítimas lidam com os traumas, por meio da criação de grupos e coletivos de apoio.

Centro: Centro de Filosofia e Ciências Humanas/UFRJ

Unidade: Escola de Serviço Social

Departamento: Métodos e Técnicas

2 vagas para 40h DE

1ª vaga:

Setor/Área: Estado, classe, economia do Brasil Contemporâneo e Serviço Social.

Titulação: Graduação em Serviço Social e mestrado e doutorado em Serviço Social ou áreas afins

2ª vaga:

Setor/Área: Trabalho e Formação profissional.

Prazo de inscrição até 09 de maio de 2024

Mais informações: https://concursos.pr4.ufrj.br/index.php/65-edital-n-54-de-30-de-janeiro-de-2024/730-edital-n-54-de-30-de-janeiro-de-2024.