Na véspera da V Conferência Nacional de Saúde Mental Comingos Sávio, o Projeto Transversões – Saúde Mental e Drogas, Abordagens Psicossociais e Trabalho reuniu professores da UFRJ e da EPJV/FIOCRUZ, estudantes, trabalhadores, familiares e usuários da saúde mental, alguns militantes históricos da luta antimanicomial.

Parte do público era de assistentes sociais egressas da Escola de Serviço Social que passaram pela formação em saúde mental na ESS ao longo dos 27 anos do Transversões.

Assim, Carmem Tourinho e o Profº Drº Eduardo Mourão Vasconcelos foram homenageados, pois ambos estiveram nas origens da Reforma Psiquiátrica, na organização da luta antimanicomial e na inovação dos serviços territoriais da saúde mental. Ainda, como resultado de pesquisas, foi lançado o livro “Curso de Formação em Saúde Mental e Luta Antimanicomial”, de autoria de Eduardo Vasconcelos.

F1 08dez23  F2 08dez23