A comunidade acadêmica da Escola de Serviço Serviço Social da UFRJ manifesta seu profundo pesar com o falecimento da assistente social e professora Safira Bezerra Amann, na data de ontem, dia 15 de setembro de 2022.

Safira Amann deixa um legado enorme para o Serviço Social brasileiro e latino-americano. Seus estudos sobre o Desenvolvimento de Comunidade no Brasil e a inserção de assistentes sociais é até hoje uma das principais referências para entender a expansão do Serviço Social. Além disso, a leitura de sua obra é obrigatória para entender a emergência do caldo crítico ao conservadorismo da profissão que se gestou ainda na década de 1960, no bojo das lutas sociais da classe trabalhadora brasileira, e que reverbera até os dias atuais com os debates críticos do Serviço Social brasileiro.

A obra da professora Safira Amann é ainda um dos marcos do amadurecimento intelectual da produção crítica do Serviço Social brasileiro. Seu livro é uma das primeiras grandes produções que se calcaram no pensamento marxista de Antonio Gramsci, que usou como chave interpretativa para entender o complexo fenômeno do desenvolvimentismo no Brasil, apontando suas contradições, processos históricos, projetos políticos e perspectivas tanto para o Desenvolvimento de Comunidade como para o Serviço Social. Suas reflexões nunca se furtaram de denunciar a exploração que o grande capital submeteu a classe trabalhadora brasileira, utilizando-se inclusive dos métodos autoritários e falaciosos do projeto desenvolvimentista do período da ditadura empresarial-militar entre 1964 e 1985. Além disso, deixa vários artigos, de fundamentação gramsciana, para o acervo histórico da profissão sobre temáticas referentes às políticas sociais e impactos no Serviço Social.

Safira Amann foi pioneira, corajosa, desbravadora, abriu caminhos e influencia até hoje a formação de gerações de assistentes sociais, sendo referência bibliográfica obrigatória em vários cursos de Serviço Social, tais como o da UFRJ. Uma grande perda para o Serviço Social brasileiro e mundial, cuja obra continua atual e necessária em tempos que se faz tão importante resgatar as lições históricas para não retrocedermos aos horrores já vivenciados pela classe trabalhadora brasileira.

Nossos sentimentos a familiares e amigos por sua partida, e ao mesmo tempo, nosso reconhecimento e admiração por todo legado deixado por Safira Bezerra Amann.