O Centro de Cidadania da Praia Vermelha, ESS/UFRJ oferece, neste ano de 2022, o Curso de extensão Qualificação para Cuidadores da Terceira Idade em parceria com a Casa de Renato/Lar de Teresa. Este curso, articula a produção do conhecimento dos docentes da UFRJ, de outras universidades públicas e de profissionais qualificados inseridos nas políticas públicas - seguridade social (saúde, previdência e assistência) e segurança pública (Delegacia do Idoso).

No curso será adotada a modalidade híbrida (remoto e/ou presencial) - em cumprimento às determinações da UFRJ e aos dispositivos legais sanitários, sobre Covid – 19, no Rio de Janeiro.

As aulas iniciarão no módulo remoto (on-line), pela plataforma Zoom da ESS/UFRJ, podendo tornar-se presencial, com aulas na Casa de Renato, em Austin, Baixada Fluminense. O curso se fundamenta na pedagogia da autonomia (Freire1996), de abordagem de ensino aprendizagem dialógica (Freire,1996) e metodologia ativa, priorizando a socialização e troca de conhecimento. Ele se propõe a trabalhar com alunos do ensino médio, alunos da ESS/UFRJ, supervisores de campo, profissionais das políticas sociais, agentes comunitários de saúde, mulheres e homens de baixa renda e líderes comunitários interessados na área do cuidado e questões referentes à velhice e envelhecimento.

A presente proposta contempla tanto temas de caráter da saúde coletiva, como os referentes aos direitos sociais desta população. Este trabalho de aprendizado e troca, de conhecimentos e experiências, será realizado durante todo ano de 2022, por intermédio de metodologias ativas de participação, a partir de aulas expositivas, seminários, vídeos-debate, vivências, oficinas e estágio no Centro de Promoção Social Abrigo do Cristo Redentor - 60 horas.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeX1NCscxZi_40EYAQkDdNpU2pPozAf08K_Ze9M-Z9MBSaysQ/viewfor